Quem foi Napoleão Bonaparte?

Napoleão Bonaparte foi imperador, militar e líder político francês. Ele é um dos homens mais estudados da história, ficando atrás apenas de Jesus Cristo.

0

Napoleão Bonaparte (1769-1821) é o segundo homem mais estudado da história, ficando atrás apenas de Jesus Cristo. Até os dias de hoje, o imperador divide opiniões. Alguns acreditam que ele seja um herói, enquanto outros, um tirano.

Nascido no dia 15 de agosto de 1769, na ilha de Córsega, França, Napoleão se tornou um líder político, imperador e comandante do Exército Francês. Além disso, ele conquistou uma grande extensão territorial para o país.

Sua carreira militar iniciou em 1784. Com 16 anos de idade, Bonaparte já era subtenente da artilharia.

Com a Revolução Francesa, Napoleão entrou para o partido dos jacobinos. Na época, ele já realizava missões secundárias para o interior da França.

Em 1793, Bonaparte teve uma grande oportunidade em Toulon. A cidade teria se rebelado contra o novo governo republicano do país. Na ocasião, o comandante da artilharia foi ferido e Napoleão assumiu a posição.

No comando, ele derrotou tropas da Itália e Áustria, além disso, derrubou regimes monárquicos e obteve importantes conquistas para a França.

Império Napoleônico 

A França estava muito insatisfeita. Então, em 1799, os girondinos (partido da alta burguesia) se uniram a Napoleão e deram um golpe derrubando o Diretório, conhecido como “Golpe 18 Brumário”.

Em 1804, por conta da aclamação de Napoleão pelo povo, ele se nomeou Imperador da França. Ele implantou uma ditadura sem disfarce, que defendia os interesses da burguesia.

O imperador entrou em conflito com várias coligações militares da Inglaterra, com o intuito de transformar a França em uma grande potência industrial.

Depois de pouco tempo, seu exército conquistou a Itália, os Países Baixos, a Polônia e vários outros principados da Alemanha. Em 1812, com mais de 600 mil homens, ele invadiu a Rússia, mas foi vencido por conta das condições climáticas e resistência do povo.

Morte

No ano de 1814, militares de vários países invadiram a França para obrigar Napoleão a abdicar o trono francês. Depois disso, os levaram para a ilha de Elba, no Mar Mediterrâneo.

Em 1815, Napoleão fugiu para Paris e foi aplaudido pelo povo e pelas tropas. Depois, assumiu novamente o poder. No mesmo ano, seu exército foi derrotado e o imperador foi preso novamente na ilha de Santa Helena, uma colônia inglesa.

Depois de 6 anos de exilo, no dia 5 de maio de 1821, Napoleão Bonaparte morreu. Seu corpo foi levado para o Panteão dos Inválidos, em Paris.

Veja também:

você pode gostar também
Deixe um comentário