Semelhanças entre seres humanos e animais: quais são?

Descubra quais são as similaridades entre as pessoas e os outros animais, e em quais pontos essas particularidades são possíveis

0

O ser humano tem bastante similaridades com outros animais. Apesar das pessoas verem os outros seres vivos como espécies distantes, há muitas características parecidas entre eles.

Dessa forma, é importante listar algumas semelhanças entre seres humanos e animais, as quais podem até passar desapercebidas.

Semelhanças físicas entre seres humanos e animais

Fisicamente falando, sistemas circulatório e esquelético dos humanos  são similares a de alguns animais. Dessa forma, asas de morcegos podem ser comparadas a mão aberta, enquanto as asas das aves se assemelham à mão fechada.

Anteriormente aos diversos processos evolutivos, as baleias tinham quatro membros, assim como as pessoas. No entanto, após transformações elas passaram a ter nadadeiras e também membros dianteiros.

Semelhança entre humano e animais

Semelhanças psicológicas entre seres humanos e animais

Apesar de serem intelectualmente evoluídos, há algumas caraterísticas que não são exclusividade dos seres humanos. Há muitos animais que, fazem coisas que antes pareciam exclusivas às pessoas.

Gafanhotos

Esse animal tem a audição semelhante à do ser humano. Apesar dos ouvidos dos gafanhotos serem menos complexos do que das pessoas, o alcance auditivo deles pode ser bem maior.

Foi possível chegar a essa conclusão graças à pesquisa feita em 2012 pela revista Science. De acordo com o estudo, os ouvidos dos gafanhotos  possui tímpanos e um sistema de alavanca que faz com que as vibrações sejam amplificadas.

Além disso, eles têm também uma vesícula que contém líquido, e é nesse local que as células sensoriais aguardam para poder passar as informações ao sistema nervoso.

As três características acima fazem com que os ouvidos dos gafanhotos e dos humanos sejam muito semelhantes. Nas pessoas, essas particularidades também acontecem.

Ratos

A primeira coisa que uma pessoa faz quando está sentindo dor é alguma expressão facial que demonstre isso, mesmo que de forma involuntária.

Pois bem, o fato é que essa característica não é particular do ser humano. Um pesquisa feita pela Universidade Mc Gill e a Universidade de British, em 2010, concluiu que os ratos também fazem caretas quando são submetidos à dor.

Rato de laboratório
Rato de laboratório

Golfinhos

Qual pessoa nunca falou enquanto dormia? Claro, que é necessário uma outra pessoa para relatar isso, por motivos óbvios. Mas o que realmente importa é que essa peculiaridade não é exclusiva.

Assim como os humanos, os golfinhos também podem “falar” durante o sono. Na verdade, esses animais cantam o canto das baleias. Essa conclusão foi feita por alguns pesquisadores franceses.

Cinco golfinhos que estavam vivendo em um parque marinho no país passavam o dia ouvindo gravações de canto de baleias. Dessa forma, a noite, esses sons eram imitados por eles.

Golfinhos
Golfinhos

Estrela-do-mar

É bastante inusitado pensar que os seres humanos possuem semelhanças com estrelas-do-mar. Entretanto, as similaridades existem sim.

As afinidades estão presentes no processo de locomoção. As estrelas-do-mar possuem simetria radial, animais que possuem essa característica se movem apenas para cima e para baixo.

No entanto, as estrelas-do-mar se mexe em volta do eixo do próprio corpo. Dessa forma, esse tipo de movimento se assemelha ao do  ser humano, que têm simetria bilateral.

Estrela-do-mar
Estrela-do-mar

Apesar das comparações citadas, é importante ressaltar que essas são características soltas e mínimas, as quais não fazem com que os animais se aproximem daquilo que é de particularidade humana.

Isso se dá, principalmente, pelo fato de essas semelhanças serem feitas com diferentes espécies, que possuem uma ou outra singularidade que pode servir de comparação.

você pode gostar também