Será que seu celular te espia? Saiba como proteger sua privacidade

Preocupado com sua privacidade no celular? Confira dicas para proteger seus dados, seja em Android ou iOS.

Você já teve a sensação de que seu celular sabe tudo sobre você? Parece até mágica: você comenta sobre um produto com um amigo e, pouco tempo depois, começam a aparecer anúncios relacionados em suas redes sociais.

Calma, você não é o único a se perguntar: será que meu celular está me espionando? A verdade é que, embora o seu aparelho não seja um espião, existem diversos aplicativos e serviços coletando informações sobre seus hábitos e preferências.

Por isso, é preciso tomar algumas medidas para proteger sua privacidade.

Como proteger a privacidade do seu celular?

privacidade
As dicas valem tanto para usuários de Android quanto de iOS. Foto: anyaberkut / Getty Images Pro

1. Revise as permissões dos aplicativos

Uma das primeiras coisas que você pode fazer para ter mais controle sobre sua privacidade é revisar as permissões dos aplicativos instalados no seu celular. Já reparou que, muitas vezes, apps pedem acesso à câmera, microfone e localização, mesmo quando isso não faz sentido?

Vá nas configurações do seu celular, encontre a seção “Permissões de aplicativos” e dê uma olhada em quais apps têm acesso a quais recursos. Se algo parecer suspeito, bloqueie o acesso! Afinal, um aplicativo de bloco de notas realmente precisa saber a sua localização?

2. Desative a localização e o microfone

Se você não precisa da localização ou do microfone ligados o tempo todo, desative-os! Muitos aplicativos coletam informações sobre onde você está para personalizar anúncios ou criar um perfil de consumo.

Uma dica é ativar a localização apenas quando estiver usando aplicativos de mapas ou delivery, por exemplo. Já o microfone pode ser restringido nas configurações de privacidade para evitar que aplicativos “ouçam” conversas que você não deseja compartilhar.

3. Use aplicativos de mensagens com criptografia

Sabe quando você envia uma mensagem e, em poucos minutos, já aparecem anúncios sobre o assunto?

Para evitar que suas conversas sejam usadas para direcionar publicidade, prefira aplicativos de mensagens que oferecem criptografia de ponta a ponta, como o WhatsApp e o Signal.

Dessa forma, apenas você e a pessoa com quem você está falando terão acesso ao conteúdo das mensagens.

4. Evite se conectar a redes Wi-Fi públicas

As redes Wi-Fi públicas podem ser verdadeiras armadilhas para a sua privacidade. Quando você se conecta a uma rede aberta, suas informações podem ser interceptadas por outras pessoas.

Se precisar usar Wi-Fi público, evite acessar aplicativos de banco ou compartilhar informações sensíveis. Além disso, se puder, utilize uma VPN (Rede Privada Virtual) para criar uma conexão mais segura.

5. Mantenha seu celular atualizado

Parece clichê, mas manter o celular e os aplicativos atualizados é fundamental para a sua segurança. As atualizações corrigem falhas e vulnerabilidades que podem ser exploradas por invasores.

Então, sempre que surgir aquela notificação de atualização, não ignore! Pode ser ela que vai impedir que alguém acesse seus dados.

você pode gostar também
Deixe um comentário