O que é VPN

A VPN é uma rede privada que conecta o usuário na internet de maneira sigilosa para proteger quem acessa.

0

Muitas pessoas ouvem falar de VPN, mas nem sempre compreende o que é ou para que serve exatamente. Assim, muitos utilizam para tarefas simples, como assistir o catálogo de outro país de um serviço de streaming, só que sem entender a complexidade do VPN.

O que é VPN

Toda vez que uma pessoa se conecta à Internet, a sua identificação é feita pelo seu número de IP. Assim, boa parte dos dados dessa pessoa acabam transitando abertamente, o que facilita a identificação da pessoa.

O VPN, sigla em inglês para Rede Privada Virtual, é um serviço intermediário entre usuário e internet que oferece navegação sigilosa e criptografia de dados. Assim, o usuário consegue se proteger e não se facilmente identificado, como acontece em redes normais.

Para que uma VPN serve

Em resumo, para impedir que o usuário seja identificado na internet. Em uma VPN, o usuário recebe um IP diferente do seu próprio e todos os seus dados de navegação são criptografados.

Geralmente, a VPN é muito utilizado por empresas, para permitir que os funcionários acessem a rede interna de outros locais, sem estar no prédio da empresa. Dessa forma, é possível que os funcionários trabalhem de casa e de outros locais, até mesmo de outros países.

Uma VPN também pode ser útil para permitir que pessoas tenham acesso a serviços e produtos bloqueados em uma região. Um exemplo disso é que muitas pessoas usam uma VPN para conseguir ter acesso ao catálogo da Netflix americana estando no Brasil.

Entretanto, é necessário se atentar ao uso de VPN gratuita, que faz os mesmos serviços das redes pagas, mas costumam coletar dados de navegação dos usuários. Mesmo que o serviço não seja pago, a pessoa acaba concedendo seus dados e até sua conexão para terceiros.

Veja também:

você pode gostar também