Você sabia? Ter um cachorro pode mudar sua vida! Saiba como

Cães melhoram a saúde física e mental dos tutores ao reduzir estresse e até promover mais atividades físicas.

Ter um cachorro em casa vai muito além da companhia de um amigo de quatro patas. Para muitos tutores, a presença de um cão traz uma série de benefícios emocionais e físicos que podem transformar o cotidiano.

Seja oferecendo conforto em momentos de dificuldade ou motivando um estilo de vida mais ativo, os cães desempenham um papel especial na vida de quem escolhe adotá-los.

Nesse cenário, diferentes estudos têm mostrado que o impacto positivo de ter um cachorro pode se estender à saúde mental e física dos tutores, criando uma relação de troca e bem-estar.

Quem tem cachorro em casa faz mais exercício físico? Entenda

benefícios
Passear com o cachorro melhora o vínculo entre tutor e animal, além de proporcionar momentos de relaxamento e diversão. Foto: chalabalaphotos / Canva Pro

Cães são uma excelente motivação para quem precisa de mais movimento no dia a dia. Passear com o cachorro, por exemplo, envolve caminhar e manter o corpo em movimento, o que é uma ótima forma de praticar exercícios regularmente.

Um estudo da Universidade de Liverpool, publicado na revista Nature, revelou que donos de cães têm quase quatro vezes mais probabilidade de atingir as metas diárias de atividade física, em comparação com pessoas que não possuem animais de estimação.

Essa prática regular ajuda a fortalecer o sistema cardiovascular, reduzindo a pressão arterial e diminuindo os riscos de doenças cardíacas.

Além disso, uma revisão de mais de 70 estudos demonstrou que tutores de cachorros têm um risco 24% menor de morte por qualquer causa. Para aqueles que já têm histórico de problemas cardíacos, o risco de morte é reduzido em até 35%, evidenciando o impacto positivo dessa convivência.

Benefícios para a saúde mental

Os cães também exercem um papel importante no apoio à saúde mental de seus tutores. O vínculo emocional formado com os cães é poderoso e tem sido associado à redução dos níveis de estresse e ansiedade.

Muitas vezes, cães são usados em terapias para transtornos como ansiedade, depressão e estresse pós-traumático, proporcionando conforto emocional, uma rotina de cuidados e um senso de propósito.

O simples ato de acariciar um cachorro pode aliviar sintomas de estresse, reduzindo os níveis de cortisol e aumentando a produção de oxitocina, o hormônio responsável pela sensação de bem-estar.

Por fim, as crianças que crescem com cães tendem a ser mais ativas fisicamente e a participar de brincadeiras ao ar livre, o que favorece um desenvolvimento mais saudável, tanto físico quanto emocional.

*Com informações de O Tempo.

você pode gostar também
Deixe um comentário