Benefícios do chocolate

Rico em antioxidantes, o chocolate pode é capaz de aumentar o bem-estar e prevenir diversas doenças.

0

O chocolate é um dos doces mais consumidos em todo mundo, sendo o Brasil o quarto maior consumidor de chocolate no mundo. O consumo no país é de 2,2 kg por habitante e não se restringe somente ao período da Páscoa.

Mesmo sendo amplamente consumido, é muito importante conhecer o valor nutricional e se existem benefícios para a saúde antes de saborear chocolates frequentemente. Muitos pensam o chocolate, por ser um doce, pode trazer prejuízos se consumido sempre e reservam o doce para ocasiões especiais.

Entretanto, o chocolate é feito com cacau, uma fruta de origem amazônica. Assim, o chocolate possui várias das propriedades da fruta, que podem trazer diversos benefícios para a saúde.

Benefícios do chocolate

Em primeiro lugar, é necessário se atentar que cada tipo de chocolate possui características diferentes. O chocolate ao leite apresenta um teor de cacau relativamente baixo, enquanto o chocolate branco é feito de manteiga de cacau, apresentando mais gorduras e açúcares. Por fim, o chocolate amargo é rico em cacau e contém pouco açúcar, sendo a opção mais saudável.

Após compreender as diferenças entre os tipos de chocolate, confira os principais benefícios do chocolate para saúde.

  • Reduz o risco de ataques cardíacos

Os polifenóis são uma substância química que possui propriedade antioxidante. Assim, essas substâncias evitam a formação de radicais livres que causam o envelhecimento das células saudáveis, evitando problemas cardíacos.

  • Evita problemas no sistema cardiovascular

Os antioxidantes presentes no chocolate também são capazes de diminuir o risco de placas de gorduras nos vasos sanguíneos. Dessa forma, o chocolate reduz a chance de problemas cardiovasculares, como infarto e trombose.

  • Previne o câncer de intestino

As procianidinas, outro tipo de substância antioxidante presente no chocolate, servem para proteger as células das degenerações causadas pelo câncer, de acordo com um estudo realizado na Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos.

  • Reduz a pressão arterial

O chocolate, especialmente o amargo, também pode ajudar a melhorar a saúde do coração, já que as procianidinas e as catequinas, outro tipo de antioxidante, inibem uma enzima conhecida por elevar a pressão arterial.

  • Previne a hipertensão na gravidez

Comer chocolate pode prevenir a pré-eclâmpsia em mulheres grávidas. O benefício é graças ao composto teobromina, que é mais encontrado nas versões meio-amargas e amargas.

  • Aumenta o bem-estar

Saborear um chocolate também pode aumentar a produção de endorfina e dopamina, substâncias relacionadas ao relaxamento. Portanto, consumir chocolate aumenta a sensação de bem-estar e pode até aliviar dores.

Além desses benefícios, beber leite com chocolate auxilia na recuperação do corpo após a realização de atividade física. Os antioxidantes presentes no chocolate também podem ser usados em cosméticos para evitar o envelhecimento da pele e dos cabelos.

Por mais que os benefícios sejam amplos, é importante limitar o consumo de chocolate a pequenas porções por dia e dar preferência a variedades meio-amargas e amargas de boas marcas. Também é essencial lembrar que os benefícios são apenas para seres humanos, então não insira chocolate na alimentação do seu animal de estimação, pois o doce é extremamente tóxico para eles.

Veja também:

você pode gostar também