XP Inc. anuncia instituto para levar educação financeira a 50 milhões de pessoas

Só no primeiro ano, 2021, orçamento é de R$ 20 milhões. Ação visa capacitar professores da rede pública e jovens em vulnerabilidade social.

Nesta quarta-feira, 3, a XP Inc. lançou o Instituto XP, ação cujo intuito é levar educação financeira para 50 milhões de pessoas, no decorrer de dez anos. Só no primeiro ano, o orçamento é de R$ 20 milhões. A ideia é propagar conteúdos gratuitos para o público-alvo de pessoas com pouca instrução formal e em situação de vulnerabilidade social.

Em conjunto com a escola de negócios da XP, Xpeed, o instituto busca transformar a realidade atual. Nela, sete em cada dez brasileiros são tidos como “analfabetos financeiros”, dezenas de milhões estão “negativados”, ou seja, estão com registros nos órgãos com cadastro de inadimplentes, e raros conseguem economizar.

“O lançamento do Instituto XP é parte do nosso compromisso com o futuro do Brasil”, disse o CEO da XP Inc., Guilherme Benchimol. “Assumimos hoje o protagonismo de inspirar, capacitar e engajar a sociedade para que todos juntos – colaboradores, educadores, pais, lideranças públicas, organizações da sociedade civil, pesquisadores, empresas, empreendedores, clientes, voluntários – possamos amplificar o acesso à educação financeira para milhões de pessoas”, acrescenta.

A diretora de ESG da XP Inc., Marta Pinheiro, recorda que as ações com foco em educação são pertencentes a história da empresa desde a sua criação, há 20 anos. Na ocasião, Benchimol resolveu dar aulas sobre investimentos para os clientes pioneiros.

“Os problemas estruturais na área de educação infelizmente não são uma novidade no Brasil”, ressalta a executiva. “Pensamos em maneiras de como colocar as nossas especialidades e diferenciais de empresa privada a serviço da sociedade”, finaliza.

Educação básica

A instituição vai se dedicar à educação de base, com projetos de formação para professores da rede pública, que abrangem 48 milhões de estudantes do ensino básico. O objetivo é atingir um milhão de professores nos dois primeiros anos.

Para jovens na condição de vulnerabilidade social, a ideia é ofertar atendimento presencial em 70 polos educacionais, alcançando 100 mil beneficiados em igual período. Ainda, está prevista a implementação de um programa de voluntariado corporativo para colaboradores XPC Inc. e agentes autônomos.

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