Guerra do Contestado
A Guerra do Contestado foi um conflito armado ocorrido na região sul do Brasil.
Resumo
A região do Contestado – situado na divisa dos estados de Santa Catarina e Paraná – foi marcada por muitos conflitos de ordem política e econômica.
Inicialmente, a rica floresta e o amplo território dedicado à plantação de erva-mate, marcaram as disputas. Os grandes proprietários de terra forçavam os camponeses a se fixarem em outras terras.
Os coronéis locais expandiam suas fazendas tomando além das posses dos camponeses, a dos indígenas também.
O problema social foi agravado quando o governo brasileiro contratou uma empresa estadunidense para construir uma estrada de ferro ligando os estados de São Paulo e Rio Grande do Sul. A empresa era a Brazil Railway Company. Parte do pagamento à empresa seria uma faixa de terra de 15 km de cada lado da ferrovia.
Em 1911, esta empresa criou a Lumber, que se comprometeu a colonizar a região com pessoas oriundas da Europa. A intenção desta empresa era explorar o pinho e a imbuia pertencentes a floresta nativa.
Os responsáveis pela empresa pagaram capangas para expulsar os sertanejos do local e instalaram em Três Barras, Santa Catarina, o maior complexo madeireiro da América do Sul, na época.
Sem local para morar, os sertanejos do Contestado começaram a seguir o beato José Maria. Juntos, construíram povoados em uma região do estado de Santa Catarina ansiada pelo Paraná.
A imprensa e os fazendeiros da região passaram a dizer que os sertanejos do Contestado eram inimigos da República.
Na realidade, entretanto, os sertanejos estavam reagindo à perda das suas terras, à entrada do capitalismo no campo e às atitudes perversas frente aos seus costumes e tradições.
O governo do Paraná enviou tropas com o intuito de destruírem Contestado. O monge José Maria e o comandante do exército paranaense morreram.
Revoltados, os seguidores do monge começaram a dizer que ele voltaria para se “vingar” de seus malfeitores. O movimento ganhou novos seguidores e o número dos adeptos cresceu.
Durante um enfrentamento, os sertanejos incendiaram a sede da empresa norte-americana que os enxotaram de suas terras.
Diante de tal ação, o governo federal mandou cerca de seis mil soldados fortemente armados à região do Contestado.
Utilizando como justificativa a defesa do regime republicano, as chamadas “vilas santas” foram completamente arrasadas pelas tropas federais e os camponeses mortos.
Onde ocorreu a Guerra do Contestado?
A Guerra do Contestado ocorreu no sul do país, na divisa entre os estados de Santa Catarina e Paraná.
Quando ocorreu a Guerra do Contestado?
A Guerra do Contestado ocorreu no período compreendido entre os anos de 1912 a 1916.
Fim da Guerra do Contestado
Ao incendiaram a sede da empresa estadunidense, o governo federal respondeu ao atentado de forma violenta.
Enviou à região do Contestado cerca de seis mil soldados fortemente armados com canhões e metralhadoras, além de apoiados por aviões. O exército brasileiro arrasou completamente com o local.
Os camponeses foram fuzilados ou queimados. Com o fim do conflito, os estados de Santa Catarina e Paraná chegaram a um acordo que delimitava os limites entre os dois estados.
Consequências da Guerra do Contestado
As consequências da Guerra do Contestado foram:
- Mortes
- Destruição do Contestado
- As terras voltam a pertencer os grandes fazendeiros da região
- Delimitação da fronteira entre o estado do Paraná e Santa Catarina
- Surgimento de novas cidades
- Surgimento de uma nova cultura regional no Brasil
Veja mais em: Guerra de Canudos