Exercícios Era Vargas

Confira os exercícios sobre a Era Vargas que selecionamos especialmente para você!

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A Era Vargas corresponde a fase da história do Brasil que se dividiu em três períodos:

Sabemos que esses períodos foram marcados pela figura de Getúlio Vargas, que ocupou a presidência da República por quinze anos.

Sendo assim, responda os exercícios que selecionamos sobre a Era Vargas!

Exercícios Era Vargas

1- Qual foi o acontecimento histórico que marcou o início do Governo Provisório de Getúlio Vargas?

a) Golpe de 1937
b) Independência do Brasil
c) Revolução de 1930
d) Proclamação da República

2- Quais foram as primeiras ações do Governo Provisório?

a) Fechamento do Senado e do Congresso, suspensão da Constituição de 1891 e deposição dos governadores.
b) Fechamento do Senado e do Congresso, suspensão da Constituição de 1824 e deposição dos governadores.
c) Fechamento do Senado e do Congresso, suspensão da Constituição de 1891 e demissão de grande parte dos oficiais do Exército.
d) Fechamento do Senado e do Congresso, suspensão da Constituição de 1891 e demissão de grande parte dos oficiais do Exército.

3- Qual foi a ação que marcou o início do Governo Constitucional de Getúlio Vargas?

a) A promulgação da Constituição de 1937.
b) A promulgação da Constituição de 1934.
c) A Revolução de 1930.
d) O golpe de 1937.

4- Quais foram os dois movimentos políticos que se destacaram durante o Governo Constitucional?

a) Aliança Nacional Militar (ANM) e Ação Integralista Combativa (AIC).
b) Ação Integralista Brasileira (AIB) e Aliança Nacional Militar (ANM).
c) Ação Integralista Combativa (AIC) e Aliança Nacional Libertadora (ANL).
d) Aliança Nacional Libertadora (ANL) e Ação Integralista Brasileira (AIB).

5-(Mackenzie/2004) Getúlio Vargas pôde, em 1937, inaugurar um novo governo, conhecido como Estado Novo. Sobre esse período, é correto afirmar que:

a) era caracterizado pelo exercício da democracia e das liberdades civis, em repúdio às ideias comunistas que ameaçavam a nação, dada a intenção desses grupos revolucionários de chegar ao poder por meio de um golpe.
b) diante da ameaça comunista, o Parlamento, as Assembleias Estaduais, assim como as Câmaras Municipais, passaram a legislar e a intervir em diversos assuntos da política nacional.
c) ocorreu a imposição de uma Constituição autoritária, influenciada pelas doutrinas fascistas que vigoravam em algumas nações europeias, o que representou o início de um período de ditadura.
d) dentro do novo regime, graças à subordinação das corporações sindicais ao Estado, que passou a controlar a ação dos trabalhadores, houve a conquista de direitos trabalhistas, resultado da boa vontade das elites empresariais.
e) a conjuntura econômica internacional contribuiu para a consolidação do Estado Novo, que, diante da crise que ainda persistia no setor cafeeiro, aumentou o seu papel interventor, buscando solucionar o problema das exportações nacionais.

6- Em 1935, a Aliança Nacional Libertadora (ANL) tentou promover um golpe de Estado contra o governo de Getúlio Vargas. Tal ação foi nomeada de:

a) Plano Cohen.
b) Intentona Comunista.
c) Revolução de 1930.
d) Ação Integralista.

7- (Unirio/2000) Na casa do beato Pedro Batista em Santa Brígida, na Bahia, D. Pedro II divide um espaço na parede com Getúlio Vargas. Este exemplo caracteriza um tipo de idealização da figura de mitos que ficaram sedimentados na memória popular. Podemos afirmar que Getúlio Vargas potencializou uma imagem de “pai dos pobres”, em grande parte devido às(aos):

(Schwarcz, Lília Moritz. As Barbas do Imperador. D. Pedro II: Um Monarca nos Trópicos. São Paulo, Cia das Letras, 1998 p. 322)

a) medidas de caráter populista, atraindo as massas trabalhadoras.
b) medidas revolucionárias introduzidas com a reforma agrária.
c) restrições econômicas impostas aos industriais brasileiros.
d) restrições rígidas impostas à burguesia nacional e internacional.
e) discursos ufanistas disseminados entre os camponeses brasileiros.

8- O que foi o Plano Cohen?

a) Foi um suposto plano liberal de tomada de poder. Forjado pelos apoiadores de Vargas que desejavam sua permanência no comando do país, o Plano Cohen foi usado para comprovar a existência de uma suposta “ameaça liberal”.
b) Foi um suposto plano comunista de tomada de poder. Forjado pelos opositores de Vargas que desejavam sua permanência no comando do país, o Plano Cohen foi usado para comprovar a existência de uma suposta “ameaça comunista”.
c) Foi um plano comunista de tomada de poder. Descoberto pelos apoiadores de Vargas que desejavam sua permanência no comando do país, o Plano Cohen foi usado para comprovar a existência de uma “ameaça comunista”.
d) Foi um suposto plano comunista de tomada de poder. Forjado pelos apoiadores de Vargas que desejavam sua permanência no comando do país, o Plano Cohen foi usado para comprovar a existência de uma suposta “ameaça comunista”.

9- Qual foi a ação que marcou o início do Estado Novo?

a) A promulgação da Constituição de 1934.
b) A Revolução Constitucionalista de 1932.
c) A promulgação da Constituição de 1937.
d) A proclamação da República.

10- Assinale a alternativa que contenha as principais características do Estado Novo.

a) Industrialização; valorização do trabalho; criação das leis trabalhistas; censura; difusão da rádio; ampliação do acesso à educação; controle dos sindicatos.
b) Ruralização; valorização do trabalho; criação das leis trabalhistas; censura; difusão da rádio; ampliação do acesso à educação; controle dos sindicatos.
c) Industrialização; valorização do trabalho; criação das leis trabalhistas; censura; difusão da televisão; ampliação do acesso à educação; liberdade dos sindicatos.
d) Industrialização; valorização do trabalho; criação das leis trabalhistas; censura; difusão da rádio; restrição do acesso à educação; controle dos sindicatos; democracia.

Gabarito

1-C
2-A
3-B
4-D
5-C

6-B
7-A
8-D
9-C
10-A

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