Exercícios Segundo Reinado

Confira os exercícios sobre o Segundo Reinado que selecionamos para você!

Sabemos que o Segundo Reinado foi a fase que correspondeu ao período mais longo da monarquia no Brasil.

Caracterizada por uma relativa paz entre as províncias, essa fase foi marcada pela capacidade de manutenção da unidade do país, além do poder exercido pelo imperador.

Sendo assim, responda os exercícios sobre o Segundo Reinado que selecionamos para você!

Exercícios Segundo Reinado


1- Qual monarca foi o responsável por governar o Brasil durante o Segundo Reinado?

a) Dom Pedro I
b) Dom João VI
c) Dom Pedro II
d) Dom Manuel

2- O Segundo Reinado teve seu início baseado em qual acontecimento?

a) Independência do Brasil.
b) Golpe da Maioridade.
c) Proclamação da República.
d) Vinda da família real para o Brasil.

3- Qual foi a idade que o então imperador assumiu o trono durante o Segundo Reinado?

a) 11
b) 12
c) 13
d) 14

4- O Segundo Reinado foi caracterizado:

a) Pelo crescimento da produção de café; abolição gradual da escravidão; relativa paz entre as províncias; Guerra do Paraguai (1864–1870).
b) Pela abolição gradual da escravidão; intensos conflitos entre as províncias; Guerra do Paraguai (1864–1870).
c) Pela abolição gradual da escravidão; relativa paz entre as províncias; Guerra da Cisplatina (1864–1870).
d) Pela abolição gradual da escravidão; relativa paz entre as províncias; Guerra do Paraguai (1864–1870); Guerra dos Farrapos (1874-1876).

5- É correto afirmar que o movimento abolicionista, que vigorou durante o Segundo Reinado, tinha como principal objetivo o combate à escravidão?

a) Sim. Integrado por republicanos e monarquistas, o movimento abolicionista lutava pela abolição da escravidão e pelo fim do tráfico negreiro.
b) Sim. Integrado por republicanos e monarquistas, o movimento abolicionista lutava pela abolição da escravidão, pelo fim do tráfico negreiro e pelo retorno da família real para Portugal.
c) Não. O real objetivo do movimento abolicionista era tornar o Brasil um país independente em que somente os africanos poderiam habitar.
d) Não. O movimento abolicionista lutava pela escravização dos europeus que migravam para o país.

6- O determinava a Lei do Ventre Livre, promulgada durante o Segundo Reinado?

a) A Lei do Ventre Livre, promulgada em 1871, declarava que todos os filhos de escravas nascidos a partir da do início do Segundo Reinado, eram livres. No entanto, o senhor de escravos poderia manter a criança em cativeiro até os 21 anos de idade.
b) A Lei do Ventre Livre, promulgada em 1871, declarava que todos os filhos de escravas nascidos a partir da data de promulgação de lei, eram livres. Por isso, o senhor de escravos era obrigada a abrir mão da criança e arcar com as despesas da mesma até que ela completasse 21 anos de idade.
c) A Lei do Ventre Livre, promulgada em 1871, declarava que todos os filhos de escravas nascidos a partir da data de promulgação de lei, eram livres. No entanto, o senhor de escravos poderia manter a criança em cativeiro até os 21 anos de idade.
d) A Lei do Ventre Livre, promulgada em 1871, declarava que todos os filhos de escravas nascidos a partir da data de promulgação de lei, eram livres. No entanto, a criança só poderia sair da propriedade quando sua mãe conseguisse comprar sua própria liberdade.

7- (Fuvest) – No século XIX, a imigração europeia para o Brasil foi um processo ligado:

a) a uma política oficial e deliberada de povoamento, desejosa de fixar contingentes brancos em áreas estratégicas e atender grupos de proprietários na obtenção de mão de obra.
b) a uma política organizada pelos abolicionistas para substituir paulatinamente a mão de obra escrava das regiões cafeeiras e evitar a escravização em novas áreas de povoamento no sul do país.
c) às políticas militares, estabelecidas desde D. João VI, para a ocupação das fronteiras do sul e para a constituição de propriedades de criação de gado destinadas à exportação de charque.
d) à política do partido liberal para atrair novos grupos europeus para as áreas agrícolas e implantar um meio alternativo de produção, baseado em minifúndios.
e) à política oficial de povoamento baseada nos contratos de parceria como forma de estabelecer mão de obra assalariada nas áreas de agricultura de subsistência e de exportação.

8- (FATEC) – No século XIX, a Inglaterra pressionou diversos países para acabar com o protecionismo comercial e com a existência do trabalho compulsório. Esta situação culminou, em 1845, com o “Bill Aberdeen”. Neste contexto o Brasil sancionou, em 1850, a “Lei Eusébio de Queirós” tratando:

a) da extinção do sistema de parceria na lavoura cafeeira.
b) da manutenção dos arrendamentos de terras.
c) da extinção do tráfico indígena entre o norte e o sul do país.
d) da manutenção do sistema de colonato na lavoura canavieira.
e) da extinção do tráfico negreiro.

9- (FESP) – Assinale a alternativa que não contém uma característica referente ao período do Segundo Reinado (1845 – 1889):

a) Fim do tráfico negreiro.
b) Elaboração da primeira Constituição brasileira.
c) Domínio do café no quadro das exportações brasileiras.
d) Início da propaganda republicana.
e) Participação na Guerra do Paraguai.

10- Qual foi o acontecimento que marcou o fim do Segundo Reinado?

a) Guerra da Cisplatina.
b) Retorno das Cortes Portuguesas ao Brasil.
c) Independência do Brasil.
d) Proclamação da República.

Gabarito

 

1- C

2- B

3- D

4- A

5- A

6- C

7- A

8- E

9- B

10- D

Clique aqui para baixar em PDF!

Veja mais em:

você pode gostar também
Deixe um comentário