Quem foi Freud?
Sigmund Freud é o pai da psicanálise. Suas teorias foram tão importantes que são estudadas até os dias de hoje. Conheça suas pesquisas.
Sigmund Freud foi um dos pesquisadores mais importantes da humanidade. Conhecido como o pai da psicanálise, é dono de estudos, teorias e frases marcantes.
Desde muito cedo, ele se mostrou interessado em questões sobre sexualidade. Tanto que seu primeiro estudo publicado foi sobre órgãos sexuais de enguias, produzido no Laboratório de Zoologia Marinha de Trieste, em 1876.
No mesmo laboratório, ele foi encarregado de estudar a histologia e a anatomia do cérebro humano. Foi então que ele percebeu a semelhança fisiológica entre o cérebro humano e o dos répteis.
Efeito dos sonhos
As teorias de Freud eram mal vistas na época. O pesquisador passou a pesquisar os efeitos dos sonhos na mente das pessoas, criando, então, o conceito de Complexo de Édipo para explicar os filhos serem agressivos com os pais por serem apaixonados pelas mães.
Suas ideias, a princípio, não fizeram muito sucesso. Ao longo dos anos, ele publicou várias obras diferentes, até que em 1908, com seus seguidores, fundou a Sociedade Psicanalítica de Viena.
Teorias de Freud
As teorias de Freud são estudadas até os dias de hoje. O pesquisador, em parceria com alguns médicos, buscou meios de tratar doenças mentais, que anteriormente eram tratadas como doenças físicas.
Ele iniciou com a hipnose, mas insatisfeito, criou a Psicanálise. Para ele, os transtornos eram consequências de sentimentos que ficaram reprimidos. Dessa forma, o paciente deveria externar as suas angústias.
Freud ainda propôs que com a Psicanálise, o próprio paciente descobriria sua cura, através de conversas sobre o que estavam sentindo. Além disso, ele destaca que além do consciente, todos possuem um inconsciente, onde estão os desejos mais secretos.
Como metáfora, ele utiliza do iceberg. O consciente seria a parte que é possível ver, enquanto o inconsciente à parte submersa, que é muito maior.
Nesse contexto, ele adotou três conceitos distintos, sendo:
- ID: Processos primitivos dos pensamentos.
- Ego: Consciência, se referindo a crenças e éticas do ser humano.
- Superego: Pensamentos morais e éticos que estão internos ao próprio indivíduo.
Morte
Sigmund Freud morreu no dia 23 de setembro de 1939, em Londres, por conta de um câncer na mandíbula. Ele foi submetido a diversas cirurgias para se tratar.
Alguns estudiosos acreditam que ele faleceu por overdose de morfina, com a tentativa de amenizar suas dores.
Veja também: