O que é mindset

Cada pessoa possui uma forma de encarar a vida e isso é definido pelo mindset que a pessoa construiu.

0

Cada pessoa possui diferentes habilidades e experiências de vida. Por isso, cada um tem suas próprias visões, crenças e pensamentos que determinam a forma como a vida é encarada, fazendo parte do mindset.

O que é mindset

Mindset é uma palavra em inglês que significa, literalmente, “modelo mental”. Expandindo esse conceito, mindset é a maneira com que cada indivíduo encara a vida, sendo uma atitude ou configuração mental presente em todas as pessoas.

Portanto, mindset é o modo com que cada pessoa pensa e como seus pensamentos se organizam. A partir do mindset, surgem as ações para enfrentar os problemas e as decisões cotidianas.

O mindset é composto pelas ideias, crenças e valores que uma pessoa possui que servem para endossar um modelo mental predominante. Assim, as ações, decisões e julgamentos de uma pessoa são resultados das percepções formadas pelo mindset.

Tipos de mindset

A pesquisadora Carol S. Dweck, especialista em psicologia social, defende a existência de dois tipos de mindset:

  • Mindset fixo: aquele de quem acredita que sua capacidade e inteligência são imutáveis. Essas pessoas acham que talento e genialidade são características que não podem ser transformadas, então, enxergam o erro como o seu pior medo.
  • Mindset de crescimento: são pessoas que se motivam com desafios e acreditam que sempre podem se desenvolver mais através do esforço. Sendo assim, é o mindset de quem gosta de praticar e treinar para estar sempre evoluindo suas habilidades.

No entanto, o mindset não é algo estável. Uma pessoa pode apresentar características dos dois modelos para diferentes áreas da vida. Além disso, o mindset é construído ao longo a vida e, por isso, pode ser alterado.

Veja mais:

você pode gostar também