O que é feedback

O feedback é uma forma de avaliar as ações de alguém ou de uma empresa para que elas saibam como suas atitudes são interpretadas.

0

Quando um pessoa ou empresa realiza uma ação, é esperado que as pessoas que viram a ação deem a sua opinião sobre o que foi feito. Uma reunião de pais e professores, por exemplo, é um jeito de informar sobre o desempenho do aluno, ou seja, é uma forma de feedback.

O que é feedback

Em resumo, feedback é uma resposta dada como forma de avaliação. Desse modo, a pessoa diz para quem realizou uma ação, como falar ou fazer algo, como essa ação foi recebida e interpretada.

Um filho, por exemplo, arruma seu quarto para a mãe verificar depois. Quando ela vê o resultado, a mãe fica contente porque não está mais bagunçado, mas percebe que o armário não foi organizado. Assim, ela elogia o que foi feito e sugere que o filho arrume o armário. Todo esse comentário feito pela mãe é um feedback.

No entanto, por se tratar de uma comunicação, o feedback é composto não só pelas palavras, mas também pelo tom de voz utilizado e pela expressão corporal.

Usando o exemplo anterior, se a mãe fizesse o comentário com uma voz agressiva e de braços cruzados, o filho iria entender como uma bronca e até uma ofensa. Já se o comentário fosse feito com uma voz carinhosa e um sorriso no rosto, o filho iria compreender o feedback como uma dica para a próxima limpeza.

Por isso, além do que é dito, o feedback deve ser pensado para compreender todos esses elementos não verbais para que a resposta possa atingir seus objetivos.

Tipos de feedback

O feedback pode ser classificado em:

  • Positivo: possui o objetivo de elogiar uma atitude ou comportamento que teve um bom impacto e que deveria ser repetido;
  • Construtivo: tem como função destacar um comportamento ou atitude ruim e que pode ser aprimorado;
  • Negativo: tipo de feedback que ressalta aspectos ruins de uma atitude ou comportamento, mas sem apontar sinais de que podem ser feitas melhorias.

Assim, cada feedback possui seu impacto. O positivo pode gerar em boas ações recorrentes, enquanto o construtivo pode resultar em ações melhores ao longo do tempo. O negativo, por sua vez, pode estimular a desistência e afetar a relação entre duas pessoas, portanto deve ser evitado ou transformado em um feedback construtivo.

Veja também:

você pode gostar também