Curso ABC abre nova rodada com 100 mil vagas para professores e estudantes de licenciatura
Aulas e inscrições são oferecidas através do Ambiente Virtual do MEC (Avamec).
O curso on-line Alfabetização Baseada na Ciência (ABC) está com 100 mil novas vagas abertas. A capacitação é oferecida pelo Ministério da Educação (MEC), através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Secretaria de Alfabetização (Sealf). A oportunidade é direcionada aos estudantes de licenciatura e profissionais da educação que atuam na alfabetização de crianças.
Além das novas vagas, o curso vai passar de 160 para 180 horas. Benedito Aguiar, presidente da Capes, afirma que com esse acréscimo, “teremos a possibilidade de ampliar o conteúdo, contribuindo, de forma mais significativa, para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem da fase inicial da educação”.
As aulas começaram na segunda-feira, 11, para as 80 mil pessoas que se inscreveram na primeira oferta. O material das classes é disponibilizado através do Ambiente Virtual do MEC (Avamec) e é composto por vídeos, tarefas de estudo e materiais de leitura, feitos de acordo com os princípios da gamificação.
O secretário de Alfabetização do MEC e coordenador-geral do curso, Carlos Nadalim, afirma que “o objetivo dos conteúdos é preparar os professores para garantir que as crianças trilhem um percurso de sucesso na aprendizagem da leitura, por isso a capacitação envolve teoria e prática”.
A iniciativa é parte do programa Tempo de Aprender. Faça sua inscrição clicando aqui.
Se interessou? Leia também: MEC abre 40 mil vagas para curso de alfabetização aos docentes