MEC abre 40 mil novas vagas em curso online para professores de alfabetização

Inscrições podem ser feitas diretamente no site do programa.

0

O Ministério da Educação (MEC) abriu 40 mil novas vagas no curso online Alfabetização Baseada na Ciência (ABC) através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). De acordo com o MEC, a oferta inicial foi duplicada em decorrência da procura. As primeiras 40 mil vagas foram abertas no dia 8 de dezembro e totalmente preenchidas em 10 dias. 

A capacitação é gratuita, direcionada a profissionais da educação que atuam na alfabetização de crianças e a estudantes de graduação das áreas de licenciaturas. Com carga horária de 160 horas, o curso terá início no dia 11 de janeiro.

As aulas, por sua vez, vão ser realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC (Avamec). Os inscritos na capacitação vão acessar os conteúdos em formato de vídeos, tarefas de estudo e material de leitura, criados conforme os princípios de gamificação, ou seja, uso de mecânicas e dinâmicas características dos jogos para engajar pessoas. 

Homeschooling - Ensino em casa
Inscritos vão poder acessar o material do curso nos mais diversos formatos.

Benedito Aguiar, presidente da Capes, afirmou: “O objetivo é melhorar a qualidade da alfabetização das nossas crianças, um compromisso do governo brasileiro. Para isso, é preciso preparar e valorizar os nossos professores”.  

As inscrições podem ser feitas através do site

Intercâmbio de conhecimento

A produção do curso é parte do programa de alfabetização escolar Tempo de Aprender e resulta da cooperação internacional entre a Capes, a Secretaria de Alfabetização (Sealf) do MEC, a Universidade do Porto (UP), o Instituto Politécnico do Porto (IPP) e a Universidade Aberta de Portugal (Uab). 

Além da formação a distância, a parceria projeta levar professores alfabetizadores a Portugal, em 2021 e 2022.

Você também pode se interessar: Alfabetizar pela TV: Conheça o programa Alfa e Beto na TV

você pode gostar também