App para ajudar na alfabetização de crianças é lançado pelo Ministério da Educação

Intermediando educação e tecnologia, MEC lança um jogo para divertir e ensinar.

0

Cada dia que passa, as crianças estão mais interligadas na era digital, seja por meio de smartphones ou tablets. Com isso, chegou ao Brasil o Graphogame, um jogo que ajuda as crianças na alfabetização de um jeito simples e lúdico. O aplicativo foi lançado pelo Ministério da Educação (MEC) no dia 27 de novembro e já foram feitos milhares de downloads.

Desenvolvido por pesquisadores finlandeses, o app já foi traduzido para 25 línguas e é utilizado em 30 países. No Brasil, o jogo foi adaptado pelo Instituto de Cérebro, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

O principal objetivo do Graphogame é ajudar na alfabetização infantil por meio de sons, estimulando o desenvolvimento da consciência e criando relações entre os contextos, o processo é chamado de instrução fônica. O aplicativo é gratuito e pode ser baixado tanto para iOS quanto para Android, além de funcionar offline, ou seja, não necessita de conexão à internet para jogar.

Estudos científicos provaram que o app é eficaz, se usado com a supervisão de um adulto e por no máximo 15 minutos ao dia. Segundo o MEC, o Graphogame é efetivo na contribuição didática: “Não há previsão de licenciamento para professores acompanharem online a evolução das crianças, o que não é considerado crucial para a ferramenta, mas o Instituto do Cérebro comandará um estudo de impacto ao longo de 12 meses, prazo de validade do contrato, o governo pretende renovar sua licença”.

Veja também: 

você pode gostar também