Desta forma, você sempre terá abacates perfeitamente maduros; aprenda dica de especialista
Dica simples faz total diferença no amadurecimento da fruta; Aprenda a preservar o seu abacate maduro por um tempo maior.
Além de super nutritivo, o abacate é uma fruta que está cada vez mais presente na mesa dos brasileiros, contrariando os antigos preconceitos que circulavam sobre o alimento devido ao seu teor de gordura. Hoje já se sabe que essas gorduras presentes no abacate são benéficas para a saúde do coração e também aliadas das dietas com foco em perda de peso.
No entanto, o abacate é uma fruta que guarda seus segredos, uma vez que demora a ficar no ponto de maturação correto para o consumo. Portanto, para ter acesso a esses benefícios e tê-lo sempre à mesa, é preciso saber escolher o fruto no ponto certo, se o objetivo é consumi-lo em um curto prazo de tempo.
Escolhendo o abacate
Não há como ignorar: a consistência do abacate é essencial para o consumo da fruta ou mesmo para seu uso em receitas. A grande questão é que muitas pessoas ainda têm dificuldade de manter a textura cremosa da fruta por mais tempo, afinal, mantê-la madura (e no ponto de consumo) é realmente desafiador.
Diante disso, Sarah Taylor, especialista em higiene alimentar da High Speed Training, explica as formas de manter alguns alimentos mais “chatinhos” de serem armazenados com segurança alimentar, e este é justamente o caso do abacate.
“O abacate é um alimento popular e saudável para o café da manhã, mas pode ser difícil mantê-lo maduro. Ao comprar a fruta, certifique-se de que está comprando-a no estágio certo de amadurecimento”, orienta.
Assim, a profissional explica como identificar o ponto de maturação da fruta. O abacate não maduro estará firme ao toque e durará aproximadamente uma semana em temperatura ambiente. Já a fruta madura parecerá ligeiramente macia e deverá ser consumida em até três dias.
Uma vez maduros, devem ser consumidos dentro de três dias para evitar o amadurecimento excessivo, explica.
Já quem deseja aumentar o prazo de validade da fruta já madura, o truque é simples: basta colocá-la na geladeira. Por lá, os abacates permanecerão frescos por até uma semana.
“Os abacates, da mesma forma que as bananas, liberam gás etileno à medida que amadurecem, o que pode acelerar o processo de amadurecimento de frutas próximas”, esclarece a pesquisadora. Portanto, o ideal é deixar o abacate longe das outras frutas para respeitar o tempo de amadurecimento de cada uma.
Congelamento
A boa notícia para quem busca soluções de armazenamento de longo prazo é que abacates congelam bem. Para isso, é só seguir o seguinte passo a passo:
- Retire a polpa;
- Amasse a polpa;
- Coloque em um recipiente hermético ou saco para freezer;
- Leve ao congelador.
A fruta pode permanecer congelada por até seis meses e pode ser usada no preparo de smoothies, molhos e outras receitas dentro desse prazo.