Por que muitas pessoas estão guardando perfumes no freezer?
Saiba se a prática é recomendada por especialistas.
O que não faltam são opções de perfume no mercado. Há alternativas para todos os gostos: doces, mais amadeirados, cítricos… Com certeza, existe um que se enquadra em seu gosto particular por aromas. Diante de tanta variedade, é comum as pessoas terem dificuldade para escolher.
De toda forma, é preciso levar em consideração dois fatores: as notas que combinam com a ocasião e a fixação do perfume.
Ao se tratar de durabilidade da fragrância, é preciso considerar diversos fatores. Alguns elementos, por exemplo, são conhecidos por aumentar o tempo de fixação. Dentre eles estão especiarias como patchouli, baunilha, sândalo e almíscar ou âmbar.
No entanto, não se pode esquecer que perfume é alquimia. Não adianta ter um destes elementos em grande quantidade e sufocar o restante da fórmula. Isso impedirá que o perfume se difunda no ambiente, mesmo que tenha boa fixação.
Além disso, outro fator que não se pode ignorar é que a longevidade de uma fragrância também depende da química corporal de cada indivíduo.
Fixação e longevidade da fragrância
As diferenças químicas na pele das pessoas podem resultar em durabilidades diferentes de um mesmo perfume em indivíduos distintos. Isso ocorre devido à taxa de transpiração e até mesmo ao estilo de vida. Peles mais oleosas, por exemplo, tendem a reter o perfume por mais tempo, enquanto as peles mais secas podem perceber uma fixação mais fraca.
Também não se pode ignorar o clima como fator de fixação de uma fragrância. Em outras palavras, perfumes mais densos e orientais geralmente funcionam melhor em climas mais frios, pois o frio tende a retardar a evaporação dos óleos essenciais.
Já as fragrâncias frescas e cítricas são mais adequadas para climas mais quentes. A sua volatilidade se harmoniza com o calor, resultando em uma experiência mais refrescante.
Perfume no freezer
É comum ver trends das redes sociais com desafios e dicas de beleza. Alguns deles têm incentivado colocar o perfume no freezer, alegando que o truque aumenta a fixação do produto na pele. Infelizmente, a ação não passa de um mito.
Isso porque, apesar de o frio retardar a evaporação do perfume inicialmente, quando aplicado na pele, o calor corporal fará com que ele evapore normalmente. Além disso, é importante ressaltar que as baixas temperaturas podem alterar a composição do perfume ou mesmo danificar o frasco.