Atividades Dia da Bandeira

A data é comemorada no dia 19 de novembro, logo após a Proclamação da República, homenageando o símbolo máximo de nosso país.

Você sabia que, no dia 19 de novembro, comemoramos o Dia da Bandeira? A data foi estipulada em 1889, logo após a Proclamação da República que, inclusive, é celebrado quatro dias antes, em 15 de novembro. Quer saber qual é a história do Dia da Bandeira?

Até a Proclamação da República, o Brasil vivia sob o Regime Imperial e já portava uma bandeira nacional. No entanto, com o fim desse período, o símbolo precisava ser trocado para representar, de fato, uma nação independente e republicana.

A bandeira representaria a mudança de governo pela qual o Brasil passava naquele momento, além da simbologia agregada ao nacionalismo e patriotismo. Assim, a bandeira desenhada por Jean Baptiste Debret foi substituída pela idealizada por Décio Vilares.

O novo símbolo reuniu detalhes obrigatórios que deveriam ser seguidos, conforme a legislação. Suas cores representam as matas brasileiras (verde), as riquezas do país (amarelo), céu e rios nacionais (azul) e a paz (branco).

Ah, e cada estrela inserida no círculo representa uma das federações. O Dia da Bandeira pode ser ricamente trabalhado em sala de aula, inclusive por atividades que envolvam pintura e desenho.

Por isso, trouxemos uma série de atividades para imprimir sobre o Dia da Bandeira. Basta você escolher aquela que mais se adequa aos seus alunos, baixar e levar para os pequenos!

você pode gostar também
Deixe um comentário