A chave para aliviar depressão e ansiedade pode estar em suas mãos, diz pesquisa surpreendente

Algo que muitos já acreditavam funcionar para minimizar efeitos de ansiedade e depressão tem confirmação científica.

Um simples toque pode ser algo extremamente benéfico para a saúde, seja ela física ou mental. Prova disso é uma pesquisa publicada na revista Nature Human Behavior. O trabalho demonstra como as intervenções táteis são capazes de reduzir a dor, a depressão e a ansiedade, tanto em adultos quanto em crianças. O ato também ajuda a aumentar o ganho de peso em recém-nascidos.

A pesquisa tratou de outros 212 estudos anteriormente publicados e ainda trouxe uma análise estatística de 85 pesquisas desenvolvidas com adultos e outras 52 com recém-nascidos.

Assim, foi possível observar que os humanos obtiveram benefícios semelhantes em termos de saúde física quando tocados por outros humanos e por objetos, como cobertores pesados ou mesmo robôs. No entanto, no que concerne ao impacto positivo na saúde mental, o resultado foi maior para o toque humano do que para o toque de objetos.

Descobertas

A pesquisa aponta que os benefícios do toque são visíveis tanto em pessoas saudáveis quanto em doentes. Contudo, no caso de pessoas doentes, o toque trouxe um impacto maior na saúde mental. No entanto, nem a duração do toque nem o tipo foram relevantes nesses casos; o que trouxe alterações foi a frequência: quanto mais frequentes, maiores os benefícios em adultos.

Outro dado que merece destaque é o local. Toques na cabeça trouxeram mais benefícios à saúde do que em qualquer outra parte do corpo. No entanto, vale ressaltar que o trabalho não traz conclusões sobre os tipos de toque específicos que podem gerar mais benefícios para a saúde.

Aliviando depressão e ansiedade

Além do toque, hoje já se sabe que há outras formas de aliviar os sintomas da depressão e da ansiedade. Entre elas, atividades regulares como caminhada, corrida, natação ou yoga contribuem para a redução de sintomas ao liberar endorfina, trazendo melhoras no humor.

Também não se pode ignorar que uma alimentação saudável, repleta de nutrientes, possui destaque quando se trata de bem-estar mental. Da mesma forma, não se pode negligenciar que um sono regulado, com uma boa quantidade de horas de descanso, é fundamental. Portanto, a sugestão para pessoas com quadros de ansiedade e depressão é evitar o consumo de cafeína, bem como o uso de eletrônicos antes de dormir.

Depressão

O início de um quadro depressivo costuma apresentar sintomas como uma sensação persistente de tristeza ou vazio, assim como uma perda de interesse em atividades antes adoradas pelo indivíduo. Fisicamente, pode-se perceber alterações no sono ou no apetite, seja para mais ou para menos.

Ao se observar a parte cognitiva, uma pessoa com depressão pode apresentar mudanças, como dificuldade de concentração, lapsos de memória, pensamentos negativos persistentes, além de sentimentos de desesperança ou desamparo. Fisicamente, é comum encontrar sintomas como fadiga persistente, dores inexplicáveis, tensão muscular e problemas gastrointestinais.

você pode gostar também
Deixe um comentário