Para começarmos a desvendar esse questionamento, antes precisamos rever alguns conceitos sobre a organização do corpo humano.
Célula: é a menor unidade estrutural dos seres vivos que podem desempenhar várias funções.
Tecido: conjunto de células semelhantes que se agrupam.
Órgão: agrupamento de tecidos para formar uma estrutura que realiza determinada função no corpo do ser vivo.
Agora que você já relembrou esses conceitos, vamos ao nosso questionamento inicial!
A pele é um tecido ou um órgão?
A pele é formada por três camadas de tecidos diferentes: a epiderme, a derme e a hipoderme. Por isso podemos afirmar que:
A pele é um órgão! O maior órgão do corpo humano!
Ela é o órgão que reveste nosso corpo. Ela é responsável por proteger, regular a temperatura, fazer a recepção e transporte de sinais sensoriais e eliminar substâncias provenientes do metabolismo.
Tecidos que formam a pele
Epiderme: camada mais superficial da pele, que fica em contato direto com o meio ambiente. Essa camada tem textura variável dependendo da região do corpo e do indivíduo analisado.
Derme: essa é a camada intermediária da pele, fica logo abaixo da derme. A principal constituição dela é o tecido conjuntivo que possui elasticidade e firmeza. Essa camada é rica em colágeno e elastina.
Hipoderme: é a camada mais profunda, muitos autores nem consideram que ela seja parte da pele. Ela está presente apenas nos animais mamíferos e é composta por células adiposas, colágeno e vasos sanguíneos. Essa camada é responsável pelo isolamento térmico do corpo, além de fixar a pele aos outros órgãos.
Veja também: