Alfabeto em Libras

A Libras é a língua de sinais usada pelos surdos brasileiros e é muito importante para a inclusão dessa comunidade.

0
Libras é a abreviatura para Língua Brasileira de Sinais, língua gestual utilizada pelos surdos do Brasil. Por ser uma língua gestual, a Libras utiliza gestos e sinais em substituição a linguagem oral. Sendo assim, a linguagem de sinais é o que possibilita a comunicação de pessoas surdas.

Ao contrário do que se pensa, a Libras não é apenas uma gestualização da língua portuguesa, e sim uma língua à parte. Ou seja, a Libras possui níveis linguísticos, como fonologia e sintaxe, próprios que a caracterizam como uma língua autêntica.

Dessa forma, a Libras é a língua de sinais desenvolvida pela comunidade dos surdos do Brasil, sendo derivada da língua gestual francesa. Portanto, a Libras é utilizada somente no Brasil e cada país possui a sua língua gestual, como a Língua Gestual Portuguesa (LGP) e a Lengua de Senãs Argentina (LSA).

Em 2002, o governo brasileiro reconheceu a Libras como uma língua oficial do país, assim como é a língua portuguesa falada. De acordo com as leis, deve existir educação para surdos nas escolas e intérpretes em espaços públicos, como bancos e hospitais. No entanto, essas medidas que contribuem para a inclusão da comunidade surda não foram amplamente implementadas.

Alfabeto em Libras

Os sinais da Libras são feitos por meio da junção entre forma e movimentos das mãos e pontos no corpo onde o sinal é realizado. Desse modo, um sinal pode mudar de significado dependendo da parte do corpo onde é feito.

Uma boa maneira de começar a ter contato com a Língua Brasileira de Sinais é por meio do alfabeto. Por mais que as palavras tenham sinais específicos e não sejam soletradas, aprender o alfabeto pode ajudar em uma comunicação básica, como para expressar o seu nome.

Portanto, confira abaixo o alfabeto em Libras. As letras H, J, K, X e Z e o Ç possuem gestos com movimentos específicos, então os sinais devem ser feitos com mais atenção.

Números em Libras

Outro conhecimento básico de Libras que pode contribuir para a comunicação é saber os sinais que representam os números. Veja os sinais para os números em Libras abaixo.


Veja também:

você pode gostar também