Conheça as aranhas e suas características

Encontradas em todos os continentes, estão entre os animais mais letais do mundo

Aranhas são animais do subfilo dos aracnídeos, que pertencem ao filo dos artrópodes (Artrophoda). São invertebrados, mas possuem pernas articuladas, e variam de forma, tamanho e comportamento de acordo com sua espécie. Isso acontece, pois se trata de um animal extremamente adaptável.

Por ser encontrado em todos os continentes, cada contexto em que vive, dita sua forma de comportamento. Entretanto, os aracnídeos apresentam características comuns a todas as espécies. Além disso, diferente do que muito se confunde, aranhas não são insetos.

Na verdade, tanto as aranhas, quanto os insetos são do filo dos artrópodes, mas pertencem a subfilos distintos (enquanto as aranhas são da classe chelicerata, os insetos estão na hexapoda).

Características

As aranhas não possuem esqueleto interno, por isso, toda a sustentação e proteção de seu corpo depende de uma carapaça externa formada por quitina, substância sintetizada que, nos seres humanos, atua na formação das unhas e dos cabelos. As principais estruturas do seu corpo são o cefalotóraz, o abdome, as quelíceras, fiandeiras e olhos.

O cefalotórax é formado pela união da cabela com o tórax, local onde são localizados olhos (que são vários e orientados em diferentes ângulos), quelíceras e o começo das patas.

Possuem abdomes não segmentados. Suas quelíceras e pedipalpos (par de apêndices alongados), também localizadas no cefalotórax, respectivamente possuem o objetivo de invejar veneno na presa e capturar alimentos, e manipular os alimentos capturados e sentir o gosto desses alimentos.

Já as fiandeiras, localizadas no abdome, produz a seda para a confecção de suas teias. Aranhas não possuem antenas, têm quatro pares de patas e são capazes de respirar embaixo da água.

Habitat

Com exceção da Antártida, está presente a aranha está presente em todos os continentes. São mais de 60 mil espécies distintas de aracnídeos e, por isso, no geral, elas se adaptam e sobrevivem a diversos tipos de ambientes. Dessa forma, podem ser encontradas desde em locais desérticos, como em florestas úmidas; de ecossistemas preservados até o centro das grandes metrópoles.

Entretanto, por seu apreço por locais com umidade e calor, esses animais podem ser facilmente encontrados em lugares como grama, dentro de residências, em cima de telhados, em cantos de parede, buracos e frestas no solo, onde há lixos, entulhos e restos de construção.

Sua respiração é realizada tanto por filotraqueias, estruturas laminares que realizam a troca de gases, como por traqueias, assim como os insetos.

A reprodução das aranhas é realizada por meio de fecundação interna, já que estes consistem em animais dioicos. Em algumas espécies de aranhas, após o “acasalamento” os machos devem oferecer um inseto como presente às fêmeas. Caso contrário, são mortos por elas e, algumas vezes, ingeridos. Na verdade, apesar de sexuadas, o que acontece, na situação das aranhas, não é um acasalamento propriamente dito.

Durante o processo reprodutivo, os machos tecem teias e depositam nelas espermatóforos que são posteriormente transmitidos aos palpos das fêmeas. Assim que fecundadas, as aranhas tecem teias (as denominadas ‘sedas’) para depositarem seus ovos, que podem ser mais de cem. Ao longo de sua vida, cada aranha pode botar até cerca de 3 mil ovos. Por sua baixa expectativa de vida, alguns machos não chegam a fecundar nenhuma fêmea.

Por seu comportamento predador, a base alimentar das aranhas se resume em insetos, vermes, outros tipos de aracnídeos e aves de pequeno porte. Até hoje, apenas uma espécie de aranha foi identificada como herbívora.

Diferença entre os insetos

Apesar de muito se confundir, apesar de as aranhas e os insetos serem do mesmo filo, os artrópodes, pertencem a subfilos distintos (enquanto as aranhas são da classe chelicerata, os insetos estão na hexapoda).

Enquanto os insetos são caracterizados por suas seis patas, duas antenas, corpo dividido em cabeça, tórax e abdome, e costumam ter asas, as aranhas possuem oito patas, não contém antenas, não possui divisão entre cabeça e tórax e não possuem asas.

Aranhas mais venenosas encontradas no Brasil

Aranha Armadeira

Encontrada na América do Sul, essa é considerada a espécie de aranha mais venenosa do mundo. Seu veneno é tão poderoso quanto o das espécies de cobras mais mortais e seu comportamento é considerado sorrateiro e perigoso para seres humanos, já que gostam de se esconder em calçados, roupas e dentro de carros.

Aranha Armadeira

Aranha-Marrom

Típica de climas quentes, essa espécie é famosa no Brasil. Costuma picar apenas quando se entra em contato direto com elas, e não atacar. Sua picada pode levar a ferida a necrosar em pouco tempo.

Aranha-Marrom

Aranha Viúva-Negra

É uma das aranhas mais conhecidas do planeta e é encontrada no Brasil e em outros países do continente americano. Possui o preto brilhante e o vermelho como suas cores características que a tornam de fácil. Após o acasalamento, as fêmeas costumam matar e comer os machos, que costumam ser de 3 a 4 vezes menores que elas.

Aranha Viúva-Negra

Aranha-de-Jardim

Também conhecida como aranha-de-grama ou aranha-lobo. Costuma ser encontrada nas gramas de residências.

Aranha-de-jardim

Aranha Caranguejeira (ou Tarântula)

Apesar de não ser mortal para humanos, sua mordida é bastante dolorida e seus pelos e pernas podem gerar lesões e reações alérgicas, caso entre em contato com a pele. No Brasil, existem dois tipos de caranguejeiras que estão classificadas como as maiores aranhas do mundo: a aranha-golias-comedora-de-pássaros, originária da região amazônica e considerada a maior do mundo (pode chegar a 30 cm), e a caranguejeira-rosa-salmão-brasileira, que tem origem no nordeste, segunda maior aranha do mundo (pode chegar a 25 cm).

Aranha caranguejeira

Curiosidades sobre as aranhas

  1. As teias produzidas pela aranha são cinco vezes mais fortes que o aço.
  2. 95% das aranhas encontradas dentro de casa jamais tiveram contato com o ar livre.
  3. Com o objetivo de recuperar parte da proteína utilizada para produzir suas teias, as aranhas reciclam o material de suas teias, as comendo, quando decidem alterar o local onde está alojada.
  4. A expectativa de vida da maioria das aranhas é de um ano (entretanto, algumas exceções, como tarântulas, podem ter até duas décadas de existência).
  5. Você nunca estará a mais de dois metros de um aracnídeo.

Como evitar o aparecimento de aranhas em suas residencia

  1. Não deixe a luz acesa por muito tempo: especialmente se tratando de luzes exteriores, elas atraem insetos voadores e, consequentemente, seus predadores, as aranhas.
  2. Elimine possíveis esconderijos: podem ser pilhas de madeira, tijolos, pedras, ou simplesmente uma pilha de itens pessoais desorganizados. Com possíveis esconderijos à vista, a aranha irá considerar sua casa um local bem confortável para se refugiar.
  3. Retire teias e ovos dos cantos das paredes: assim, você dificulta o processo de alojamento e reprodução desses animais.
  4. Mantenha os jardins e quintais limpos e evite folhagens densas como trepadeiras, arbustos, entre outras} junto às paredes e mudos de sua casa.
  5. Vede frestas e buracos em parede. Por menores que sejam, são suficientes para que uma aranha entre em sua residência.
você pode gostar também
Deixe um comentário