O que é bitcoin

Em alta nos últimos anos, o bitcoin é uma moeda virtual que não é controlada por bancos ou governos, atraindo muitos investidores.

De tempos em tempos, o mercado financeiro é ampliado com um novo método de troca financeira. Essas novidades surgem de acordo com as características do período. Como na atualidade maior parte das pessoas está presente na internet, foi criada uma nova moeda que não depende de bancos, chamada de bitcoin.

O que é bitcoin

Bitcoin é uma criptomoeda descentralizada, ou seja, um tipo de dinheiro virtual que não é controlado por banco. O bitcoin foi apresentado em 2008 e funciona desde então em uma rede descentralizada segura chamada Blockchain, que foi criada por Satoshi Nakamoto, pseudônimo do programador ou do grupo que não teve identidade comprovada.

A moeda é produzida por milhares de computadores de pessoas comuns que “emprestam” seus aparelhos para criar bitcoins e registrar todas as transações feitas. Esse processo é chamado de mineração. Nele, os computadores conectados à Blockchain competem na resolução de problemas matemáticos. O ganhador recebe um bloco de moeda.

A dificuldade dos problemas é ajustado pela rede para limitar o crescimento da moeda. O valor da recompensa dos mineiros também é reduzido periodicamente.

Além da mineração, é possível adquirir bitcoins comprando em corretoras específicas ou aceitando a moeda como forma de pagamento. Essas moedas são guardadas em um tipo de “carteira” virtual. Já o valor das bitcoins segue as regras do mercado real, então a cotação é determinada pela demanda.

Veja também:

você pode gostar também
Deixe um comentário