Atividade de matemática 7° ano – Problemas de razão e proporção
Confira uma lista de problemas de matemática resolvidos sobre razões e proporções, para o 7° ano do ensino fundamental.
No 7° ano do ensino fundamental, os estudantes já devem possuir conhecimento necessário para resolver problemas que envolvem razões e proporções.
As razões são utilizadas para comparar duas grandezas, elas são obtidas através da divisão de dois números. Já as proporções, são igualdades entre duas razões.
Uma propriedade muito útil das proporções é que, o produto dos meios é igual ao produto dos extremos. Para ficar mais claro, o resultado da multiplicação cruzada das razões é o mesmo se elas formam uma proporção.
Para saber mais, veja uma lista de problemas resolvidos sobre razão e proporção para alunos do 7° do ensino fundamental.
Lista de problemas sobre razão e proporção
Exercício 1. Em uma turma de inglês estão matriculados 28 alunos. Desses, 16 são meninas e 12 são meninos. Calcule a razão entre:
a) O número de meninas e o total de alunos.
b) O número de meninos e o total de alunos.
c) O número de meninos e o número de meninas.
Exercício 2. Encontre o valor de x nas seguintes proporções:
a)
b)
c)
Exercício 3. Para se hospedar em um hotel por 5 dias são cobrados R$ 350,00. Quanto seria cobrado pela hospedagem por 12 dias nesse mesmo hotel?
Exercício 4. Em um reservatório são despejados 2 m³ de água em 5 horas. Que quantidade de água será despejada durante duas semanas?
Exercício 5. Um ciclista leva 2 horas e 35 minutos para percorrer 40 quilômetros. Quantos quilômetros o ciclista percorreria em apenas 1 hora e 20 minutos?
Gabarito
Respostas do exercício 1
a) A razão é dada pela divisão do número de meninas pelo número de alunos: 16/28, ou seja, é uma fração.
Podemos simplificar:
Logo, a razão entre o número de meninas e o número de alunos é 4/7.
b) A razão é dada pela divisão do número de meninos pelo número de alunos: 12/28.
Simplificando essa fração:
Portanto, a razão entre o número de meninos e o número de alunos é 3/7.
c) A razão é dada pela divisão do número de meninos pelo número de meninas: 12/16.
Simplificando essa fração:
Assim, a razão entre o número de meninos e o número de meninas é 3/4.
Respostas do exercício 2
a)
Multiplicando cruzado, podemos determinar o valor de x:
3x = 30 . 5 ⇒ 3x = 150 ⇒ x = 150/3 ⇒ x = 50
b)
6x = 18 . 15 ⇒ 6x = 270 ⇒ x = 270/6 ⇒ x = 45
c)
35x = 15 . 7 ⇒ 35x = 105 ⇒ x = 105/35 ⇒ x = 3
Respostas do exercício 3
Temos as seguintes razões entre o número de dias e o preço:
5 dias → R$ 350
12 dias → preço x desconhecido
O preço da hospedagem é proporcional ao número de dias, sendo que quanto mais dias de hospedagem, maior o preço. Logo, essas duas razões formam uma proporção.
Então, temos uma igualdade:
Multiplicando cruzado, podemos determinar o valor de x:
5x = 12 . 350 ⇒ 5x = 4200 ⇒ x = 4200/5 ⇒ x = 840
Portanto, serão cobrados R$ 840,00 pela hospedagem por 12 dias nesse hotel.
Respostas do exercício 4
Um dia tem 24 horas, então duas semanas (14 dias), tem 14 x 24 = 336 horas.
Assim, temos as seguintes razões entre a quantidade de água e o total de horas:
2 m³ → 5 horas
quantidade x → 336 horas
A quantidade de água despejada é proporcional ao número de horas, sendo que quanto mais horas, maior é a quantidade de água. Portanto, essas razões formam uma proporção.
Multiplicando cruzado, podemos determinar o valor de x:
5x = 2 . 336 ⇒ 5x = 672⇒ x = 672/5 ⇒ x = 134,4
Portanto, serão despejados 134,4 m³ de água no reservatório em duas semanas.
Respostas do exercício 5
1 hora tem 60 minutos, então:
2 horas e 35 minutos correspondem a (2 x 60) + 35 = 155 minutos e 1 hora e 20 minutos correspondem a 60 + 20 = 80 minutos.
Assim, temos as seguintes razões entre a distância percorrida e o tempo:
40 km → 155 minutos
distância x → 80 minutos
A quantidade de quilômetros percorrida é proporcional ao tempo pedalado, sendo que quanto menos tempo, menor a distância percorrida. Assim, temos uma proporção.
Multiplicando cruzado, podemos determinar x:
155x = 40 . 80 ⇒ 155x = 3200 ⇒ x = 3200/155 ⇒ x = 20,65
Portanto, em 1 hora e 20 minutos, o ciclista percorreria 20,65 quilômetros.
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