Hora de brincar! Confira agora as principais brincadeiras do folclore
O folclore consiste na cultura de um povo, o que inclui as brincadeiras. Normalmente, elas são passadas de geração a geração e ninguém sabe a autoria.
O folclore é referente ao conjunto de costumes preservados por um povo ou grupo populacional. Nisso se enquadram festas, culinária, vestimentas, danças, literatura, lendas, entre outros.
Quando se fala em brincadeiras do folclore, é importante destacar que elas reúnem diversos jogos tradicionais e populares. Geralmente, essas diversões são passadas de geração a geração.
Por não possuírem autores definidos, as brincadeiras folclóricas costumam sofrer alterações. Normalmente isso varia de acordo com a região. Enquanto em alguns lugares possuem um nome, em outros podem ter outras regras.
Essas diversões costumam ser utilizadas principalmente na educação infantil, pois desenvolvem a concentração, interação social, criatividade e ainda divertem os pequenos.
Brincadeiras do Folclore
Conheça agora as principais brincadeiras do folclore:
Pular corda
Essa brincadeira pode ser realizada individualmente ou em grupo. O objetivo principal é pular a corda, sem encostar nela. Quando uma pessoa pisa no objeto, é a vez da outra.
Durante essa atividade, os envolvidos no jogo costumam cantar músicas populares.
Cabo de guerra
O cabo de guerra também se brinca com uma corda. Os envolvidos na brincadeira devem fazer um limite no chão e se dividirem em dois grupos.
Na hora de brincar, é necessário que ambos os grupos puxem a corda, até que um deles ultrapasse o limite estabelecido no chão. O grupo mais forte vence.
Cabra-cega
Essa brincadeira também é jogada em grupo. Uma pessoa é escolhida e seus olhos são vendados. Enquanto isso, os outros participantes tentam fugir.
Caso a pessoa vendada encoste em um dos outros participantes, ela se livra e passa a venda.
Passa-anel
Nessa atividade em grupo, uma pessoa é escolhida para passar o anel pela mão de outras crianças. Todos os participantes permanecem com as mãos unidas e entreabertas.
A pessoa que está passando o anel deve deixar, discretamente, o objeto na mão de um dos jogadores. Depois, um dos participantes devem acertar quem está com o anel. Caso erre, a brincadeira recomeça.
Pega-Pega
Existem duas formas de jogar essa brincadeira. Na primeira, uma pessoa é selecionada para ser a “pira” e ela deve encostar a mão em todos os outros participantes, até o último ser pego.
Já na segunda forma, a primeira pessoa que for pega muda de posição e se torna a “pira”.
Gato-mia
Essa brincadeira também envolve um grupo de pessoas. No caso, os participantes costumam brincar em um local escuro.
Durante o jogo, uma pessoa é vendada. Ela deve encostar em outra pessoa. Caso isso aconteça, o jogador tocado emite um som de miado. O participante com a venda precisa adivinhar quem fez o ruído.
Amarelinha
No chão, é desenhada uma sequência de 1 a 10 em forma de quadrados. Os participantes devem jogar uma pedra e acertar um dos números. O desafio é pisar em todas as casas e pular a que está com a pedra.
Ganha quem conseguir pular sem pisar fora ou no local onde está a pedra.
Esconde-Esconde
Nessa brincadeira em grupo, uma pessoa fica encarregada de contar até 10 com os olhos fechados, até que todos se escondam. O objetivo é encontrar todas as pessoas escondidas.
Quando a última pessoa encontrada atingir o pique e falar “salvo o mundo”, todos os jogadores anteriores estão salvos e a pessoa que contou durante a rodada conta novamente.
Veja também: