Hora de brincar! Confira agora as principais brincadeiras do folclore

O folclore consiste na cultura de um povo, o que inclui as brincadeiras. Normalmente, elas são passadas de geração a geração e ninguém sabe a autoria.

0

O folclore é referente ao conjunto de costumes preservados por um povo ou grupo populacional. Nisso se enquadram festas, culinária, vestimentas, danças, literatura, lendas, entre outros.

Quando se fala em brincadeiras do folclore, é importante destacar que elas reúnem diversos jogos tradicionais e populares. Geralmente, essas diversões são passadas de geração a geração.

Por não possuírem autores definidos, as brincadeiras folclóricas costumam sofrer alterações. Normalmente isso varia de acordo com a região. Enquanto em alguns lugares possuem um nome, em outros podem ter outras regras.

Essas diversões costumam ser utilizadas principalmente na educação infantil, pois desenvolvem a concentração, interação social, criatividade e ainda divertem os pequenos.

Brincadeiras do Folclore

Conheça agora as principais brincadeiras do folclore:

Pular corda 

Brincadeiras do folclore - Pula-corda
Brincadeiras do folclore – Pula-corda

Essa brincadeira pode ser realizada individualmente ou em grupo. O objetivo principal é pular a corda, sem encostar nela. Quando uma pessoa pisa no objeto, é a vez da outra.

Durante essa atividade, os envolvidos no jogo costumam cantar músicas populares.

Cabo de guerra

Brincadeiras do folclore - Cabo de guerra
Brincadeiras do folclore – Cabo de guerra

O cabo de guerra também se brinca com uma corda. Os envolvidos na brincadeira devem fazer um limite no chão e se dividirem em dois grupos.

Na hora de brincar, é necessário que ambos os grupos puxem a corda, até que um deles ultrapasse o limite estabelecido no chão. O grupo mais forte vence.

Cabra-cega

Brincadeiras do folclore - Cabra-Cega
Brincadeiras do folclore – Cabra-Cega

Essa brincadeira também é jogada em grupo. Uma pessoa é escolhida e seus olhos são vendados. Enquanto isso, os outros participantes tentam fugir.

Caso a pessoa vendada encoste em um dos outros participantes, ela se livra e passa a venda.

Passa-anel 

Brincadeiras do folclore - Passa anel
Brincadeiras do folclore – Passa anel

Nessa atividade em grupo, uma pessoa é escolhida para passar o anel pela mão de outras crianças. Todos os participantes permanecem com as mãos unidas e entreabertas.

A pessoa que está passando o anel deve deixar, discretamente, o objeto na mão de um dos jogadores. Depois, um dos participantes devem acertar quem está com o anel. Caso erre, a brincadeira recomeça.

Pega-Pega

Brincadeiras do folclore - Pega-Pega
Brincadeiras do folclore – Pega-Pega

Existem duas formas de jogar essa brincadeira. Na primeira, uma pessoa é selecionada para ser a “pira” e ela deve encostar a mão em todos os outros participantes, até o último ser pego.

Já na segunda forma, a primeira pessoa que for pega muda de posição e se torna a “pira”.

Gato-mia 

Brincadeiras do folclore - Gato mia
Brincadeiras do folclore – Gato mia

Essa brincadeira também envolve um grupo de pessoas. No caso, os participantes costumam brincar em um local escuro.

Durante o jogo, uma pessoa é vendada. Ela deve encostar em outra pessoa. Caso isso aconteça, o jogador tocado emite um som de miado. O participante com a venda precisa adivinhar quem fez o ruído.

Amarelinha

Brincadeiras do folclore - Amarelinha
Brincadeiras do folclore – Amarelinha

No chão, é desenhada uma sequência de 1 a 10 em forma de quadrados. Os participantes devem jogar uma pedra e acertar um dos números. O desafio é pisar em todas as casas e pular a que está com a pedra.

Ganha quem conseguir pular sem pisar fora ou no local onde está a pedra.

Esconde-Esconde

Brincadeiras do folclore - Esconde esconde
Brincadeiras do folclore – Esconde-esconde

Nessa brincadeira em grupo, uma pessoa fica encarregada de contar até 10 com os olhos fechados, até que todos se escondam. O objetivo é encontrar todas as pessoas escondidas.

Quando a última pessoa encontrada atingir o pique e falar “salvo o mundo”, todos os jogadores anteriores estão salvos e a pessoa que contou durante a rodada conta novamente.

Veja também:

você pode gostar também