Buscando especialização na área educacional? Conheça estes 5 sites

Algumas plataformas oferecem cursos online e totalmente gratuitos. Conheça.

0

Atualmente, o mercado está exigindo cada vez mais capacitação e especialização por parte dos professores. Pensando nisso, resolvemos preparar um guia com sites onde vocês vão poder encontrar várias informações sobre cursos para se especializarem e aproveitar as mais diversas modalidades. Conheça.

Plataforma Paulo Freire

Criado em 2009 pelo Ministério da Educação (MEC), a finalidade da plataforma é fazer a gestão e acompanhamento do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica. Desde 2012, o sistema é gerido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). 

No site, é possível encontrar uma lista com todos os cursos superiores e especializações disponíveis aos professores da educação pública.

Unesp Aberta

A UNESP oferece cursos online das disciplinas de humanas e exatas sem cobrar nada! Os conteúdos da plataforma são repletos de imagens, mapas, videoaulas, softwares e animações. Por enquanto, grande parte dos cursos se concentram nas áreas educacionais. 

No entanto, a UNESP pretende expandir esses materiais para outros segmentos. Por se tratar de cursos livres, a plataforma não disponibiliza certificação. 

Universidade Aberta do Brasil

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um sistema integrado por várias universidades públicas que oferecem conteúdos dos cursos em nível superior e especializações gratuitas na modalidade à distância. Todos os cursos geram certificados após o término das aulas. 

Os conteúdos disponibilizados pela UAB funcionam como instrumento para universalização do acesso ao ensino superior e requalificação de professores.

Faculdade Getúlio Vargas – FGV Online

O site da FGV oferece uma série de cursos práticos e voltados aos docentes interessados em aprimorar seus conhecimentos. Além disso, permite uma interação com os profissionais responsáveis pelos materiais disponibilizados. 

Grande parte dos conteúdos variam de 30 a 60 horas. Todos os cursos são online e organizados em uma plataforma dinâmica e intuitiva.

Apoio ao professor

A iniciativa Apoio ao Professor é fruto de uma parceria entre a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e o Instituto Phorte Educação. Os interessados vão encontrar vários cursos, em especial o de Novas Tecnologias para a Aprendizagem no Ensino Médio e Fundamental. 

Esse material específico apresenta quatro módulos com 12 horas cada um e certificação ao final. Além desse, os conteúdos de Novas Tecnologias na Aprendizagem também são muito buscando, tratando das seguintes temáticas:

  • Aspectos filosóficos;
  • Didática aplicada;
  • Novas plataformas;
  • Políticas educacionais;
  • Gestão da educação inclusiva;
  • Cultura e diversidade: gêneros textuais em práticas de alfabetização.

Achou interessante? Aproveite e leia: MEC abre 40 mil novas vagas em curso online para professores de alfabetização

você pode gostar também