Produção de células sanguíneas: como acontece?

Entenda como é realizado o processo de produção do sangue e quais são as substâncias que formam o líquido

0

O corpo humano é uma verdadeira máquina que funciona 24 horas por dia. Dessa forma, ações essenciais para a sobrevivência das pessoas  acontecem de forma tão automática , que nem são pensadas.

Por exemplo, você já parou para se perguntar como é a produção das células sanguíneas no corpo?

Antes de tudo, é importante saber o que é o plasma, para compreender  como é o processo de produção do sangue.

Plasma

De forma simples, pode-se definir o plasma como a parte líquida do sangue. Ele corresponde a mais de 50% do volume sanguíneo.

Desse modo, em sua composição estão presentes substâncias como  proteínas, sais minerais e predominantemente,  a água.

Hemácias, leucócitos e plaquetas

Além do plasma, o sangue também é composto pelas hemácias, leucócitos e plaquetas.

As hemácias  também são conhecidos como  eritrócitos ou glóbulos vermelhos. Dentre suas  características está o fato de possuírem  formato de disco bicôncavo, com o meio mais fino e as laterias mais condessas.

Elas também têm a forma arredondada, e dispõem de muita flexibilidade.

Os leucócitos, também chamados de glóbulos brancos se diferenciam por ser um conjunto de células que se distinguem por meio de célula-tronco.

Essas células tronco são originárias da medula óssea e estão no sangue e em outros tecidos conjuntivos.

As plaquetas são encontradas somente nos mamíferos e têm a função de impedir que sangramentos se juntem e acabem formando coágulos nos vasos sanguíneos.

Em suma, as hemácias estão relacionadas com o transporte do oxigênio; os leucócitos, agem no método de defesa; enquanto as plaquetas agem na coagulação.

Produção sanguínea

Após saber como o sangue é composto é hora de entender como acontece o processo de novas células sanguíneas.

É no interior dos ossos chatos, aqueles que são bem menos espessos,  que os sangue é produzido. No entanto, é importante ressaltar que nas crianças a produção sanguínea é realizada em quase todos os ossos.

Mas voltando à fase adulta, esse método ocorre, principalmente, nos ossos do quadril, nas costelas, nas vértebras e também no crânio e no externo.

Produção de sangue - esquema
Esquema representando de como funciona a produção de sangue na médula óssea

Hematopoiese ou hemopoiese, são as denominações dadas à produção das células do sangue.  Isso é possível devido a medula óssea vermelha que é encontrada no interior dos ossos.

Em seguida, na medida em que os ossos vão se desenvolvendo, a medula óssea vermelha é substituída pela medula óssea amarela.

Desse modo, a nova composição tem uma maior parte de gordura. Além do mais, a medula óssea amarela não produz células sanguíneas.

Portanto, é por esse motivo que os adultos têm ossos específicos que produzem as células de sangue.

Esse processo é inicializado com o hemocitoblasto, uma célula que dá o início ao eritrócitos, leucócitos e também megacariócitos.

Os leucócitos e os eritrócitos são separados e produzem as plaquetas. Enquanto isso, o plasma é formado, principalmente, pela água ingerida.

Pelo intestino, o líquido entra na corrente sanguínea  e depois dilui sais, hormônios e outras proteínas, até que o plasma seja formado.

você pode gostar também