Fungos

Os fungos são organismos simples porém muito importantes na natureza!

0

Com certeza você já deve ter visto um fungo por ai, eles estão por toda parte: na floresta, no ar, na nossa casa, as vezes nos alimentos e acredite, se você não tomar alguns cuidados, ele pode estar até na sua pele!

Continue lendo para conhecer mais sobre esses organismos.

O que são fungos?

Os fungos são organismos simples porém muito importantes na natureza pois eles atuam junto com as bactérias na decomposição de matérias orgânicas, sendo assim fundamentais para o equilíbrio da natureza.

Apesar de alguns fungos causarem doenças aos seres humanos, muitos deles também trazem benefícios e podem ser usados na preparação de alimentos e medicamentos.

Tipos de fungos

Eles podem ser unicelulares (uma célula) ou pluricelulares (muitas células) e são organismos eucariontes, ou seja, tem células verdadeiras com núcleo, citoplasma e membrana plasmática. Os fungos não são autótrofos (não produzem seu próprio alimento), muitas vezes eles vivem no solo e  se nutrem de animais e plantas mortas. 

Eles podem ser:

  • Zigomicetos: bolor negro do pão e de outros alimentos.
Fungos no pão
Fungos no pão de forma
  • Ascomicetos: fungos usados para fabricação de bebidas alcoólicas, pães e medicamentos, como é o caso do antibiótico Penicilina em que é utilizado um fungo do gênero Penicillium, e levedo utilizado para fermentação da cerveja (Saccharomyces cerevisiae).
  • Basidiomicetos: formas mais conhecidas de fungos como os cogumelos e orelhas-de-pau.
Fungos orelha-de-pau
Fungos: orelha-de-pau
  • Deuteromicetos: fungos parasitas de animais e plantas, responsáveis por micoses como pé-de-atleta, frieiras e a candidíase nas mulheres adultas. Para evitar isso, devemos sempre manter nossa higiene pessoal.
Pé de atleta
Fungos: Pé-de-atleta

 

Classificação

Antigamente os fungos  foram confundidos com as plantas e até fizeram parte do Reino Plantae. Mas após muitos estudos científicos notou-se que eles eram muito diferente das plantas, não tinham parede celular e também não eram autótrofos. Por isso, eles ganharam um reino próprio, o Reino Fungi.

Características dos fungos

A organização das células que compõe um fungo são chamadas hifas, um conjunto de hifas forma um micélio e os micélios podem se apresentar como manchas de cores variadas dependendo da espécie, cogumelos, orelhas-de-pau, líquens ou micorrizas (quando associados com plantas).

Reprodução

A reprodução dos fungos pode ser assexuada, ou seja, sem troca de gametas ou sexuada (com troca de gametas). Eles se reproduzem assexuadamente por fragmentação, brotamento, ou esporulação. E sexuadamente por plasmogamia (produção de feromônios), cariogamia ou meiose.

Os esporos são estruturas muito pequenas capazes de originar novos fungos. É por isso que quando encontramos fungos (os popularmente chamados de mofo) no pão de forma, não devemos comer nenhuma fatia, mesmo retirando o fungo visível.

A reprodução assexuada acontece muito rápido e quando é possível ver o micélio (conjunto de hifas de fungo), isso indica que aquele fungo já está em fase adulta e, muito provavelmente, reprodutiva. Sendo assim, mesmo que não vejamos os esporos, eles estão lá e podem fazer mal à nossa saúde.

você pode gostar também