Minhocas: qual sua importância para o solo?

Há mais de 500 mil anos esses animais anelídeos são responsáveis pela fertilização do solo e propagação de sua vida

As minhocas são animais do filo dos anelídeos, assim, são invertebradas (sem esqueleto), de corpo alongado e segmentado, o que facilita sua movimentação na terra. As minhocas podem viver até 16 anos e conseguem se regenerar.

São considerados detritívoros, ou seja, se alimentam de organismos mortos, plantas e de todo o material orgânico presente na terra (ingerem a terra, aproveitam os nutrientes e eliminam o restante).

Realizam respiração cutânea (por meio da pele) e, apesar de seres hemafroditas (todas são dotadas de testículos e ovários) e se reproduzirem por partogênese (sem a necessidade de acasalar), algumas não são capazes de se reproduzirem sozinhas. Isso faz necessária a ocorrência do acasalamento para a troca dos espermatozoides.

Dependendo do gênero e da espécie a qual pertencem, o tamanho das minhocas pode variar de 10 centímetros a 7 metros (estas sendo geralmente encontradas na Austrália) e suportar diferentes temperaturas: enquanto algumas não vivem em temperaturas abaixo de 0ºC, outras não sobrevivem num clima acima de 30ºC.

O fator mais importante quando se trata da manutenção de vida da minhoca é a quantidade de matéria orgânica disponível na terra, já que consiste em uma importante fonte alimentar. Geralmente, uma minhoca pode viver entre 10 a 12 anos, mas em ambientes selvagens não costumam passar de 1 ano, pela grande quantidade de predadores.

Minhocas e a fertilidade do solo

Durante  sua alimentação, a minhoca ingere a matéria orgânica, que ao passar pelo tudo digestivo do animal, é fragmentada e introduzida a micro organismos. Desse modo, quando excretado pelas minhocas, o resíduo eliminado constitui chamado húmus, adubo orgânico rico em nutrientes como o  fósforo, nitrogênio e potássio.

Minhoca

Por melhorarem a atividade microbiana do solo, acelerarem a degradação e estabilização do húmus e contribuírem para melhor aeração, drenagem e infiltração de água no solo (graças aos “canais” e poros criados, por sua movimentação), as minhocas são de extrema importância para a produção e fertilização do solo.

Basicamente, sem a decomposição permitida pelo trabalho das minhocas e, principalmente, pelos microrganismos, os nutrientes (essenciais ao desenvolvimento da terra e das plantas) ficariam presos à matéria orgânica, que morreria e não reiniciaria um novo ciclo de vida. Dessa forma, a terra ficaria facilmente infértil.

10 curiosidades sobre as minhocas

  1. Minhocas não possuem olhos nem ouvidos, mas ainda assim detectam a luz e sentem as vibrações mais leves que ocorrem no solo.
  2. Acredita-se que o surgimento das minhocas tenha se dado há mais de 500 milhões de anos, o que faz com que elas tenham sobrevivido a diversas tragédias, inclusive à era dos dinossauros.
  3. Esses animais não possuem dentes e nem mandíbulas; sua boca tem formato de tromba.
  4. Ao todo, existem mais de 4 mil espécies de minhocas registradas.
  5. Dependendo da espécie, se você cortar a minhoca em duas, cada pedaço se torna uma minhoca diferente.
  6. As minhocas consomem cerca de 4 quilos e meio de alimento por ano.
  7. Segundo os que já experimentaram, as minhocas possuem gosto “meio adocicado e levemente terroso”. Em países como a China, são utilizadas como ingredientes de sopas.
  8. Alguns terrenos abrigam mais de 5 milhões de minhocas.
  9. Para uma boa circulação sanguínea, uma minhoca precisa de, no mínimo, dois pares de corações, podendo ter até 15 pares.
  10. Em toda a sua vida, podem colocar aproximadamente 15 milhões de ovos.
você pode gostar também
Deixe um comentário