Como as plantas podem se reproduzir?

Saiba como ocorre a polinização e como as plantas podem ser fecundadas

0

As plantas se reproduzem, porém não conseguem se mexer. Desse modo, elas contam com ajuda externa nesse processo.

Para que a reprodução possa acontecer é necessário que o grão de pólen consiga chegar até o ovário da planta. Assim sendo, o vento, a água e os animais, são os principais contribuidores para que dê certo.

A ajuda recebida é chamada de polinização. Esse método pode ser realizado pelo vento, já que o grão de pólen é extremamente leve e, ao ventar, pode acabar caindo no ovário da planta.

Já o auxílio animal vem principalmente do beija-flor. Ele bebe o néctar de uma planta, o que deixa o bico sujo. Em seguida, o pássaro vai pegar o néctar de outra flor e o bico sujo faz com que ela seja fecundada.

O processo de fecundação

Ao entrar no ovário, o grão de pólen une a célula sexual masculina ao óvulo. Portanto, esse é o momento em que é realizada a fecundação.

Depois disso, no período da gestação, o óvulo da planta se transforma em várias sementes do fruto.  Nessa fase da reprodução, mais uma vez, a ajuda externa é essencial.

Após estarem devidamente formados, os animais vão comer os frutos que se originaram da fecundação. Dessa forma, as sementes são jogadas no chão. Caso o solo ali seja fértil, nascem novas plantas.

Reprodução das plantas - esquema
Estrutura de reprodução das plantas

Os órgãos sexuais das plantas

A maioria da plantas possuem em suas flores os dois órgão sexuais, tanto o feminino, quanto o masculino. Logo, são  denominadas hermafroditas.

O órgão sexual masculino é o androceu. Ele é composto por uma estrutura fina e comprida, o estame.  O androceu tem uma bolsa com grãos de pólen, que no processo de fecundação funcionam como  os espermatozoides.

O órgão sexual feminino é o gineceu. Ele possui um ovário, o qual produz e armazena os óvulos da planta.

você pode gostar também