COVID-19 – Como se prevenir da doença causada pelo novo coronavirus

Saiba tudo sobre o novo coronavirus!

0
Coronavirus é um grupo de vírus já conhecido desde a década de 60. Ele é capaz de infectar seres humanos e causar desde resfriados leves até síndromes respiratórias graves como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS).

Mas, se já conhecíamos o coronavirus e eles já causaram outras epidemias, porque um surto de coronavirus começou novamente na China no final de 2019 instalando uma epidemia a nível global?

Os vírus possuem grande capacidade de reprodução e mutação, por isso surgem variações de vírus já conhecidos a todo momento.

Foi isso que aconteceu, uma mutação deu origem a um tipo diferente de vírus, que agora é chamado de novo coronavirus.

A doença causada pelo novo coronavirus é chamada de COVID-19 e já causou mais de 65 mil infecções e mais de 4 mil mortes em todo o mundo, sendo a maioria dos casos na China, o epicentro do surto do novo coronavirus.

Sintomas de COVID-19

Os sintomas são parecidos com o de um resfriado, podendo levar a graves dificuldades respiratórias.

As pessoas que possuem doenças preexistentes, crianças ou idosos são as mais afetadas pelo novo coronavirus.

Os principais sintomas são tosse, febre, coriza, falta de ar e, em casos mais graves insuficiência respiratória e renal, podendo levar a morte.

Transmissão do novo coronavirus

A transmissão do novo coronavirus acontece por vias aéreas, ou seja, contato com pessoas infectadas e compartilhamento de objetos deve ser evitado.

A doença pode ser transmitida por gotículas de saliva, catarro lançadas ao ar durante espirros e tosse.

O vírus pode permanecer incubado por até 14 dias sem nenhum sintoma, é por isso que as pessoas com suspeita de estarem infectadas devem evitar contato com outras pessoas durante esse período, chamado de quarentena.

Prevenção do novo coronavirus

As principais medidas de prevenção contra o novo coronavírus são as de higiene pessoal. No entanto, várias medidas podem ser tomadas no nosso dia-a-dia:

Como se prevenir do coronavírus
  • Lavar bem as mãos várias vezes ao dia
  • Cobrir a boca e o nariz usando um lenço descartável ou o braço ao tossir e espirrar, nunca utilizar as mãos
  • Evitar tocar seus olhos, boca e nariz
  • Não compartilhar objetos pessoais, utensílios de cozinha, toalhas de rosto
  • Evitar ambientes com aglomeração de pessoas
  • Evitar ambientes pouco ventilados
  • Limpar sempre celulares, teclados com produtos adequados e que matem microrganismos
  • Usar álcool gel várias vezes ao dia, e, principalmente, sempre que pegar em uma maçaneta, corrimão ou apertar a mão de alguém
  • Uso de máscaras com filtros

Portanto, se você ou alguém próximo estiver com algum sintoma de gripe e esteve nos países mais infectados ou em aeroportos e grandes cidades, procure um profissional de saúde para fazer o teste de COVID-19.

COVID-19 no Brasil

Os primeiros casos de pessoas infectadas com o novo coronavirus no Brasil surgiram em fevereiro de 2020 e, em menos de um mês já temos 34 casos confirmados. O estado mais atingido pelo COVID-19 é São Paulo.

Cientistas da Johns Hopkins University criaram um mapa com atualizações em tempo real da doença e da propagação do vírus em todo o mundo,  você pode acessa-lo clicando aqui.

você pode gostar também