Desenvolvimento do corpo humano nas fases da vida
Infância, adolescência, fase adulta e velhice: entenda quais são as alterações que o corpo passa durante cada ciclo
O ser humano passa por quatro fases na vida, as quais são marcadas por mudanças físicas e psicológicas: infância, adolescência, fase adulta e velhice.
Dessa forma, cada um desses momentos são responsáveis por alterações internas e externas. Portanto, é interessante entender como acontece o desenvolvimento do corpo humano nas fases vida.
Desenvolvimento do corpo humano nas fases vida: infância
Essa parte da vida é marcada pela mudanças rápidas e de formação das crianças. A infância vai do nascimento aos 11 anos de idade.
É nessa etapa que o ser humano aprende a andar e falar. Além disso, começam também o desenvolvimento de força física, e a construção da estrutura óssea.
Desenvolvimento do corpo humano nas fases vida: adolescência
A adolescência é marcada por ser um período de grande transição. Essa fase vai de 12 aos 21 anos e dentre as principais características está o fato de as emoções serem completamente modificadas.
Fisicamente, as meninas desenvolvem os seios, o quadril fica mais largo e acontece a primeira menstruação. Já nos meninos, a voz começa a engrossar e o pênis e os testículos crescem.
Um fator comum entre meninas e meninos é que os dois podem apresentar muitas espinhas, pelo excesso de hormônios. Além do mais, pelos pubianos começam a nascer nas regiões genitais, nas axilas e em outras partes do corpo .
Desenvolvimento do corpo humano nas fases vida: fase adulta
Nessa etapa, as mudanças não são tão marcadas como nos dois ciclos anteriores. A fase adulta começa aos 21 e pode ir até, mais ou menos, os 75 anos.
Esse é o momento da vida em que os hormônios estão mais estabilizados e consequentemente as alterações no corpo também. É nesse período que as pessoas já estão maduras fisicamente para começarem a se reproduzir.
Dessa forma, quando adulto, o corpo já começa a passar por transições lentas para a velhice. Por exemplo, após os 35 anos, as mulheres já podem entrar na fase do climatério, que é uma espécie de preparação para a menopausa.
Desenvolvimento do corpo humano nas fases vida: velhice
O inverso da infância, essa fase é marcada mais por perdas, do que ganhos. Esse ciclo se inicia por volta dos 75 anos e vai até o final da vida.
Portanto, a velhice é marcada por uma perda significativa de cálcio e colágeno. Além disso, o cabelo embranquece e as rugas aparecem de forma expressiva.
Mas, apesar desses fatores e de algumas doenças serem mais frequentes nessa etapa , vale destacar que a expectativa de vida aumenta gradualmente e que é cada vez mais fácil ter uma velhice plena e com qualidade.
As idades são importantes para ilustrar os ciclos da vida, mas é importante ressaltar que cada pessoa tem seu tempo. Por exemplo, para algumas, a adolescência pode vir de forma mais precoce, ou mais tarde, assim como as outras fases.
Veja também: Quais as fases da vida?