O Dia dos Pais é uma data comemorada no mundo todo. O objetivo é prestigiar os pais que se fazem presentes na vida dos seus filhos.
No Brasil, o Dia dos Pais é celebrado no segundo domingo do mês de agosto, sendo assim, é uma data móvel.
No início, ele era comemorado no dia 16 de agosto, dia de São Joaquim, santo considerado o patriarca da família. A primeira comemoração do Dia dos Pais em nível nacional ocorreu em 16 de agosto de 1953.
É importante salientar que esse dia é direcionado para a comemoração de toda e qualquer pessoa que seja especial na vida de outra.
Qual a origem do Dia dos Pais?
A origem do Dia dos Pais ocorreu nos Estados Unidos, no início do século XX. Os estadunidenses comemoraram o primeiro Dia dos Pais em 19 de junho de 1910.
Esta data foi escolhida por ser o dia do nascimento do pai de Sonora Louise Dodd, filha de William Jackson Smart.
Smart foi um veterano da Guerra Civil Americana que teve que criar seus filhos após a morte de sua esposa.
O primeiro ano da homenagem de Sonora ao seu pai foi em 1909. Ocorreu em Spokane, cidade que integra o estado de Washington.
O pequeno gesto da filha influenciou que muitas pessoas fizessem o mesmo tipo de homenagem. A celebração se espalhou por vários estados do país norte-americano.
Na década de 1960 houve uma mudança na data que passou a ser comemorada no terceiro domingo de junho. Em 1972, o então presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, decretou que o terceiro domingo de junho seria o Dia dos Pais.
Essa data passou a ser adotada em diversos países do Ocidente.
Como surgiu o Dia dos Pais no Brasil?
No Brasil, o Dia dos Pais ocorreu no dia 16 de agosto de 1953, data da primeira comemoração. Criado pelo publicitário Sylvio Bhering, diretor do jornal O Globo, o intuito era cumprir uma função social e comercial.
Inicialmente, buscou-se associar esse dia ao Dia de São Joaquim, pai da Virgem Maria e avô de Jesus Cristo, que era comemorado no dia 16 de agosto.
Essa data se justificou pelo fato de a maioria da população brasileira ser católica na época. Com o passar dos anos, o Dia dos Pais foi transferido para o segundo domingo de agosto.
Por que o Dia dos Pais é no segundo domingo de agosto?
O Dia dos Pais é comemorado no segundo domingo de agosto devido a interesses comerciais.
Saiba mais em: