Educação à distância: 5 dicas para não perder a motivação nas aulas online

Foco no objetivo e reconhecimento de conquistas, ainda que pequenas, são chaves centrais para manter-se motivado nos estudos à distância.

0

A pandemia de Covid-19 acabou mudando o comportamento de muitas pessoas e readaptando o trabalho, estudos e até mesmo o lazer. Especialmente o ensino teve que se adaptar ao novo cenário, se tornando praticamente no estilo de educação à distância (EaD).

Com isso, algumas pessoas com maior tempo em casa, acabaram aproveitando para se qualificar e investir nos estudos. Por outro lado, ficou mais difícil ensinar as crianças, adolescentes e adultos e ter uma rotina de disciplina sem o ensino presencial.

Para te ajudar a não perder a motivação nos estudos, listamos algumas dicas:

1. Organize um cantinho para o ensino

Antes de começar a estudar, é importante escolher um lugar que tenha silêncio e concentração para os estudos. Isso é ainda mais importante quando todo mundo está dentro de casa, em meio ao distanciamento social. Dessa forma, dê preferência a um espaço arejado, iluminado e sem muitas distrações.

2. Elabore um cronograma de estudos

Para que os estudos sejam realmente efetivos é necessário de um cronograma. Nele, devem conter todo o conteúdo a ser estudado e a divisão por matérias e horários. Inclusive, o horário de descanso precisa ser listado, pois não é saudável sobrecarregar.

3. Reconheça todas suas conquistas

São das pequenas conquistas que se vêm as grandes, portanto é válido celebrar todas. Assim, você compreenderá que está valendo a pena a dedicação para chegar ao objetivo final.

4. Coloque a sua saúde acima de tudo

Ainda que aumente a ansiedade diante dos estudos, é importante dar prioridade para a sua saúde. Por isso, mante uma dieta balanceada, beba muita água e durma o necessário para que seu cérebro absorva o que está aprendendo.  Também, faça alongamentos, pausas e atividades que lhe dão prazer.

5. Mantenha o foco no objetivo

Os estudos visam um objetivo, que pode ser a aprovação no vestibular ou concurso; terminar a monografia, dissertação e tese; ou uma qualificação para ser promovido. No entanto, é importante compreender qual significado essa meta tem para você, o que possibilitará com que mantenha o foco e tenha sucesso.

Leia também: Sesi abre 200 vagas em cursos online gratuitos de capacitação profissional e pessoal

você pode gostar também