Estes 7 sobrenomes indicam um legado romano em seu DNA
Descubra se seus ancestrais têm origens romanas por meio destes sobrenomes.
A história romana é repleta de mistérios, mitologia e a famosa imagem dos gladiadores lutando nas arenas. Além disso, muitos nomes de famílias europeias contemporâneas têm suas raízes nos sobrenomes romanos. Se você possui algum desses sobrenomes, pode ter descendência romana.
Sobrenomes romanos
Separamos os principais sobrenomes que vêm de ancestrais romanos, confira:
Esposito
Possui significado em italiano, referindo-se ao “esposo” ou “marido”. Na antiguidade, era frequentemente usado para indicar o filho de um homem chamado Esposito, ou seja, o “filho do marido” ou “filho do esposo”. Curiosamente, na região sul do Brasil, o nome é utilizado para fazer referência a crianças que não eram reconhecidas pelos pais.
Bianchi
Tem origem italiana e significa “branco” ou “pálido”. Esse sobrenome é um dos mais comuns na Itália e, com a vinda dos imigrantes ao Brasil, tornou-se popular entre os brasileiros, referindo-se à cor branca.
Marco
Deriva do nome próprio Marco, equivalente a Marcos em português. Ele é frequentemente usado como um sobrenome patronímico, indicando a descendência de alguém cujo nome era Marco. Na época romana, esse nome era imponente, tendo origens relacionadas ao deus da guerra, Marte, além de influência do nome em Latim Marcus.
Fontana
Significa “fonte” ou “fonte de água”. Esse sobrenome provavelmente foi atribuído a pessoas que viviam próximas a fontes de água ou trabalhavam com ela. Na época romana, era usado para caracterizar pessoas que nasciam em locais com muitas fontes naturais.
Rossi
Derivado da palavra italiana “rosso”, que significa “vermelho”. Acredita-se que tenha sido inicialmente atribuído a pessoas com cabelos vermelhos ou alguma característica associada à cor vermelha, e é um dos nomes que fazem referência à cor dos cabelos.
Romero
Tem origem na palavra espanhola “romero” e italiana “rosmarino”, ambas significando “rosemary” em inglês, que é a planta do alecrim.
Pode ter sido um sobrenome dado a pessoas que viviam próximas a arbustos de alecrim ou que trabalhavam com essa planta.
Além disso, o nome também tem associação com grupos religiosos que contribuíram para transformar o império romano no primeiro império cristão.
Costa
Significa “costa” ou “beira”. Era atribuído a pessoas que viviam perto da costa do mar ou de alguma outra característica geográfica. No Brasil, é um sobrenome bastante conhecido, inspirado nos montes próximos ao Mar Mediterrâneo e usado para identificar moradores que habitavam essas proximidades.