Estude em casa: 8 universidades públicas do Brasil com graduações EAD
Conheça as oportunidades oferecidas pelas renomadas universidades públicas brasileiras com cursos gratuitos a distância.
Com a crescente demanda por educação superior boa e acessível, muitos estudantes estão explorando as opções de graduações a distância (EAD) disponibilizadas pelas principais universidades públicas do Brasil.
Essa modalidade de ensino tem se expandido consideravelmente nos últimos anos, proporcionando diversas oportunidades para aqueles que desejam aprimorar seus conhecimentos sem a necessidade de frequentar aulas presenciais.
Apresentaremos algumas das instituições que oferecem cursos EAD, destacando suas modalidades de ensino e as áreas de cursos disponíveis.
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Os cursos de Ciências Contábeis, Química, Física e Biologia são ofertados em modelo predominantemente a distância, contudo, com provas presenciais. Para ingressar nessas graduações, é necessário participar do vestibular Cederj.
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
A UFMG adota o formato EAD, porém, os cursos de Química e Ciências Biológicas requerem estágio presencial. Além dessas opções, a universidade oferece também licenciaturas nesses cursos. O processo seletivo é baseado principalmente no Enem, priorizando, ainda, o sistema de cotas.
Universidade Federal de Goiás (UFG)
A Universidade Federal de Goiás, a UFG, dispõe de programas de graduação, especialização e extensão gratuitos no formato a distância. A maioria destes programas inclui reuniões presenciais programadas – quinzenais, mensais, bimestrais ou semestrais – e a admissão se dá por meio de seleções específicas. A certificação destes cursos equivale à dos cursos presenciais e são muito bem avaliados pelo Ministério da Educação.
No caso da graduação, a nota do Enem pode ser usada para pleitear uma vaga. Os cursos de especialização, por sua vez, têm processos seletivos detalhados em editais, que explicitam os requisitos de formação e o perfil desejado dos alunos
Universidade Estadual Paulista (USP)
A universidade oferece cursos a distância com conteúdos online, que podem ser ao vivo ou gravados, além de avaliações presenciais realizadas bimestralmente.
Uma opção interessante é a graduação em Pedagogia, disponibilizada por meio de uma parceria entre as prefeituras, com foco em profissionais da área que trabalham com crianças nas escolas de Cubatão, Guarulhos e São Paulo.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
O modelo EAD é complementado por atividades presenciais ao iniciar ou terminar cada módulo ou semestre, além de estágios curriculares que exigem que os alunos estejam presentes.
Entre as opções de cursos oferecidos estão Ciências Biológicas, Computação e Robótica Educativa, licenciaturas em Letras/Inglês e Geografia, bacharelado em Biblioteconomia, Pedagogia e Ciências Sociais.
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
A Universidade Federal do Mato Grosso disponibiliza uma série de vagas para cursos no formato EAD, dentre as quais estão opções em Ciência e Tecnologia e Administração Pública.
Universidade de Brasília (UnB)
A UnB adota o formato EAD, mas promove aulas presenciais toda semana ou a cada 15 dias, e também inclui estágios obrigatórios em alguns cursos.
É possível encontrar licenciaturas em Artes Visuais, Pedagogia, Letras, Música e Geografia como opções disponíveis para ingresso por meio do sistema da Universidade Aberta do Brasil (Editais UAB-Capes).
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Cursos de licenciatura e bacharelado a distância são disponibilizados com encontros presenciais. Entre as alternativas, encontram-se Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, História, Letras/Espanhol, Letras/Português, Matemática e Ciências Contábeis.
A seleção dos candidatos é realizada por meio de vestibular próprio, também seguindo o sistema de cotas federal.