O que é Geografia

A Geografia tem como objetivo estudar a superfície terrestre, assim como sua relação com os seres humanos. A ciência tem dois ramos, sendo geral e regional.

0

A Geografia é uma ciência que tem como objetivo estudar a superfície terrestre, assim como a distribuição espacial de fenômenos significativos na paisagem. Além disso, estuda a relação entre o homem e o meio ambiente.

A palavra Geografia é de origem grega, formada por geo, que significa Terra e grafia, descrição. Essa definição é referente a antiga ciência geográfica, que anteriormente relacionava somente os fenômenos que acontecem na superfícies terrestres.

Em termos gerais, a Geografia costuma ser dividida entre Regional e Geral. Essa última é subdividida entre Física e Humana. Essa repartição costuma ser feita para nortear os estudos e não para compartimentar.

Ramos da Geografia 

As duas principais frentes da Geografia são:

Geografia Regional

Esse ramo estuda as regiões da Terra, com o intuito de entender as particularidades de cada uma.

Geografia Geral

A Geografia Geral tem duas subdivisões. A primeira se refere à Geografia Humana, que estuda a interação entre o espaço e a sociedade.

Já a Geografia Física, segunda subdivisão, estuda os fenômenos que acontecem na superfície terrestre.

Importância da Geografia 

É muito importante entender as relações entre o meio ambiente e a sociedade. É a partir disso que conseguimos entender a dinâmica do mundo, assim como os processos históricos que interferem nela.

Através da Geografia é possível compreender os fenômenos que acontecem na superfície terrestre, além de suas implicações sobre a sociedade.

Ainda mais, a Geografia permite que seja analisada a relação do homem com os recursos naturais e com tudo o que a natureza oferece. Por fim, auxilia a compreender os impactos positivos e negativos da sociedade no meio.

Veja também:

você pode gostar também