Eras geológicas

Continue lendo para conhecer as cinco eras geológicas!

0

As Eras Geológicas foram elaboradas para que fosse possível entender as transformações do planeta. Desse modo, as eras mostram quais foram as mudanças ao longo de sua existência.

Assim sendo, essa classificação foi feita levando em consideração as mudanças que ocorreram na crosta terrestre. Dessa forma, são classificadas em cinco eras.

São elas: Arqueozoica, Proterozoica, Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica. Sendo que as duas primeiras estão no grupo Pré-cambriano.

Eras geológicas
Eras geológicas

Eras geológicas

1ª e 2ª — Pré-Cambriana: Arqueozoica e Proterozoica

Assim, pela tabela, é possível observar que a era Pré-Cambriana foi a primeira e a maior, com quatro milhões de anos.

Dessa forma, esse período foi marcado por grandes atividades vulcânicas. Isso aconteceu, durante a era proterozoica. Portanto, essas movimentações fizeram com que surgissem os minerais metálicos, devido ao mover do magma dentro da Terra.

3ª — Paleozoica

Época de grandes transformações na superfície terrestre. Foi nesse período que começaram a surgir as montanhas, como os Alpes Escandinavos.

Além disso, essa era ficou marcada pelo surgimento de florestas e de répteis e insetos.

4ª — Mesozoica

O que marcou essa era foi a grande quantidade de vulcões e a divisão do continente Pangeia.

Além disso, destaca-se também o surgimento dos dinossauros e mamíferos. Outro aspecto importante é que as plantas passaram a ter flores.

Cenozoica

Essa era foi dividida em dois momentos. O primeiro deles é o Terciário e, o segundo, Quartenário. Portanto, é importante entender os aspectos de cada um.

O Terciário foi marcado pelo movimento grande da crosta terrestre. Sendo assim, destacam-se os dobramentos modernos, os quais formaram as maiores montanhas do planeta.

Portanto, estão nessa lista os Andes, na América do Sul, os Alpes, na Europa, e o Himalaia, na Ásia. Além disso, foi nessa era também que surgiram as aves, mais espécies de mamíferos e os primatas.

O período Quartenário é o atual. Assim sendo, os principais fatos dessa era, até então, são o surgimento do homem, e a formação de oceanos e continentes.

Eras geológicas
Eras geológicas

Veja também:

você pode gostar também