O que é bioma

Você sabe o que é bioma? De acordo com alguns autores, o termo foi utilizado pela primeira vez por Shelford. Confira sua definição!

0

O bioma, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pode ser definido como um grupo de vida vegetal e animal com geologia e climas semelhantes e que sofreram os mesmos processos históricos.

Como consequência dessa semelhança histórica, esses ambientes passaram pelas mesmas formações de paisagens. Dessa forma, é resultado em uma diversidade de flora e fauna própria.

O termo bioma vem do grego bio, que significa vida, e oma, grupo ou massa. Segundo alguns autores, o termo foi utilizado pela primeira vez por Shelford ou Clements.

Biomas brasileiros 

Existem vários biomas no mundo. Em nosso país, são seis, sendo eles: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal. Confira:

Amazônia 

O que é bioma - Amazônia
O que é bioma – Amazônia

Esse é o maior bioma brasileiro. Além de ocupar um grande território, conta com um grande número de espécies.

Caatinga 

O que é bioma - Caatinga
O que é bioma – Caatinga

O bioma ocupa cerca de 11% do território nacional. A vegetação do local é composta principalmente de plantas suculentas e cheia de espinhos.

Cerrado

O que é bioma - Cerrado
O que é bioma – Cerrado

O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul. Sua principal característica são as árvores com cascas grossas e troncos retorcidos.

Mata Atlântica 

O que é bioma - Mata Atlântica
O que é bioma – Mata Atlântica

A Mata Atlântica é conhecida como uma das áreas mais ricas em biodiversidade do mundo. Apesar disso, é um dos biomas mais devastados.

Pampa

O que é bioma - Pampa
O que é bioma – Pampa

O bioma é restrito ao Rio Grande do Sul. Sua principal característica é a vegetação herbácea e arbustiva.

Pantanal

O que é bioma - Pantanal
O que é bioma – Pantanal

O Pantanal é o menor bioma brasileiro. Além disso, possui uma das maiores extensões de área úmida do planeta.

Veja também:

você pode gostar também