O que é ecossistema

O planeta é composto por várias coisas, de seres vivos a rochas, formando um grande ecossistema.

O planeta Terra é muito vasto, por isso também é difícil de ser estudado. Para facilitar, várias divisões foram propostas e uma das principais é a que é feita a partir de diversos ecossistemas, que podem ir desde uma árvore até uma floresta inteira, por exemplo.

O que é ecossistema

Ecossistema é o conjunto de seres vivos e seus ambientes físicos ou químicos. Ou seja, o ecossistema é composto por animais, plantas e microrganismos e também pelos elementos abióticos, como solo, água e atmosfera.

Dentro de um ecossistema, tudo precisa estar em harmonia. Sendo assim, a alteração de um só fator pode afetar todo o sistema, gerando um desequilíbrio.

Na ecologia, o ecossistema é a área básica de estudo e sua delimitação varia de acordo com a necessidade do estudo. Por isso, um jardim pode ser considerado um ecossistema do mesmo modo que toda a Floresta Amazônica.

Tipos de ecossistemas

O maior ecossistema que existe é chamado de biosfera. Esse ecossistema compreende a camada da Terra em que os seres vivos habitam e interagem. No entanto, a biosfera pode ser dividida em dois tipos de ecossistemas para facilitar o estudo:

  1. Ecossistema terrestre
  2. Ecossistema aquático

Como o próprio nome já diz, os ecossistemas terrestres são aqueles que ocupam a superfície do planeta. Sendo assim, esse ecossistema é composto por florestas, montanhas e diversos tipos de cenários e de espécies.

Quando o ecossistema terrestre é dividido, essas divisões são chamadas de biomas, que são categorias que agrupam lugares com base, principalmente, no clima e na vegetação. Alguns exemplos de biomas são a savana, a tundra, o deserto e a floresta tropical.

Já os ecossistemas aquáticos são aqueles que compreendem as interações que ocorrem nos lagos, rios, mares e oceanos. Como os oceanos ocupam a maior parte do globo, os ecossistemas oceânicos são os mais comuns, enquanto os de água doce são mais raros.

Veja mais:

você pode gostar também
Deixe um comentário