O que é meio ambiente

O meio ambiente não se resume a florestas, contendo mais elementos que ajudam na manutenção da vida na Terra.

0

Quando se fala em meio ambiente, muitos pensam em uma natureza distante e intocada. No entanto, esse conceito engloba até elementos não vivos, mas que também são importantes para a vida na Terra.

O que é meio ambiente

O meio ambiente engloba todos os elementos que estão relacionados com a vida na Terra, inclusive os não vivos. Sendo assim, o meio ambiente é a natureza, o local onde a vida se desenvolve a partir da interação entre seres vivos e não vivos.

Dessa forma, o meio ambiente é composto por animais, fungos, plantas, seres humanos, clima, solo, vegetação e água, entre outros elementos. Todas as unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural, independentemente da ação humana, fazem parte do meio ambiente.

Por isso, o meio ambiente também pode ser considerado o conjunto de condições que permitem a existência e a manutenção da vida em todas as formas, ou seja, o meio ambiente é que permite a vida nos diversos ecossistemas.

Importância do meio ambiente

O meio ambiente é capaz de se sustentar e continuar existindo de maneira harmoniosa e equilibrada. Sem o meio ambiente, o regime de chuvas seria diferente, não existiria ar puro e a produção de alimentos seria afetada, por exemplo.

Sendo assim, o meio ambiente não é importante só para si mesmo, mas também para toda a vida humana. Muitas doenças, como bronquite, alergias e até câncer são causadas por causa das ações humanas prejudiciais ao meio ambiente.

Como preservar o meio ambiente

Atualmente, a preservação ao meio ambiente se resume a palavra sustentabilidade, que consiste no desenvolvimento econômico sem afetar o meio ambiente, isto é, manter as atividades econômicas de forma consciente e equilibrada para que as gerações futuras não sejam comprometidas.

Algumas ações que podem ajudar na preservação do meio ambiente são:

  • Economizar água;
  • Separa o lixo orgânico do reciclável;
  • Diminuir o uso de energia elétrica;
  • Diminuir o uso do carro e priorizar a bicicleta e transportes coletivos;
  • Evitar utilizar plástico de uso único, como copos descartáveis e canudos;
  • Não jogar o óleo de cozinha na pia;
  • Diminuir o consumo de carne, já que essa exige uma grande quantidade de água na sua produção e produz gases que intensificam o efeito estufa.

Veja mais:

você pode gostar também