O que é sustentabilidade

Sustentabilidade consiste em atender as necessidades do presente, mas sem comprometer as gerações futuras.

0
Sustentabilidade é a capacidade de um sistema se manter ao longo do tempo. Esse termo está ligado, principalmente, ao meio ambiente, que sofre com diversos problemas, como a poluição. No entanto, a sustentabilidade também pode ser estendida a outros aspectos da vida humana, como a economia e a sociedade.

O conceito de sustentabilidade foi aplicado dessa forma pela primeira vez em 1987, pela então primeira-ministra da Noruega, Gro Harlem Brundtland. Em um discurso, ela definiu que “desenvolvimento sustentável” é conseguir atender as necessidades do presente sem impedir as gerações futuras de atenderem as próprias necessidades também.

Por isso, sustentabilidade consiste em não comprometer a qualidade de vida e os recursos naturais para a nossa geração e para as futuras. Dessa forma, o conceito de sustentabilidade se tornou mais amplo, integrando questões correspondentes ao meio ambiente, a economia, a sociedade e a cultura.

Portanto, para que uma ação seja sustentável, essa ação deve ser ecologicamente correta, economicamente viável, socialmente justa e culturalmente diversa.

Confira os tipos de sustentabilidade e exemplos de ações sustentáveis clicando aqui.

Veja também:

você pode gostar também