Câncer

Com certeza você já ouviu falar sobre essa doença. Vamos conhece-la melhor?

0

Os tumores são formados pela multiplicação desordenada e incontrolável de células.  Isso acontece porque os genes que deviam consertar danos na replicação de células com problemas no DNA falharam, permitindo que a célula defeituosa se multiplicasse. Essas células defeituosas se acumulam e podem ou não ser nutridas  com vasos sanguíneos.

Tumores benignos

Os tumores que não tem vasos sanguíneos são aqueles onde as células que estão no centro acabam ficando sem nutrição, retardando a proliferação delas. Os tumores desse tipo são chamados de benignos.

Geralmente os tumores benignos não causam grandes problemas a saúde e podem ser retirados através de uma cirurgia.

Tumores malignos

Existem tumores possuem irrigação por vasos sanguíneos, onde as células têm alta atividade metabólica e, consequentemente,  altas taxas de divisão celular, fazendo com que a proliferação de células seja rápida. Esses são os tumores malignos, são eles os causadores dos diversos tipos de câncer.


Câncer pode ser definido como a proliferação desordenada de células que se acumulam formando um tumor com irrigação sanguínea.


Essas células cancerosas dos tumores malignos podem se espalhar entre os órgãos formando outros tumores pelo corpo, quando isso ocorre dizemos que ocorreu uma metástase.

Causas do câncer

O câncer pode ser causado tanto por fatores genéticos (por hereditariedade) quanto por fatores externos que são responsáveis pela maioria dos tipos de câncer.

Os maus hábitos de alimentação e estilo de vida, assim como a exposição prolongada ao sol sem proteção e o tabagismo são alguns dos fatores externos que podem causar mutações genéticas e desencadear a produção de tumores no corpo.

Os fatores genéticos não condenam todas as pessoas de uma família a ter câncer, o que isso quer dizer é que essas pessoas da família de alguém que teve câncer possuem uma pré-disposição maior a ter a doença do que aquelas que não têm nenhum caso na família.

Tipos de câncer

Os tumores podem se instalar em qualquer órgão do corpo, ou seja, os tipos de câncer são os mais variados possíveis. Podemos citar alguns dos mais recorrentes:

  • Câncer de mama;
  • Câncer de próstata;
  • Câncer de pele;
  • Leucemia.

Diagnóstico e sintomas

O diagnóstico de câncer deve ser feito por médicos oncologistas através de exames como ressonâncias e hemogramas.

É impossível listar todos os sintomas da doença devido a infinidade de locais em que os tumores podem se instalar. Por isso, qualquer sinal de anormalidade no corpo deve ser investigado como aparecimento de manchas pelo corpo, caroços, dores que não passam, alteração rápida de peso e apetite, cansaço intenso, febres que oscilam, entre outros.

Tratamento

Os tratamentos mais comuns para a doença são feitos de três formas:

  1. Cirurgia para retirada do tumor quando existe essa possibilidade;
  2. Quimioterapia que ataca as células cancerosas através de medicamentos administrados nas veias para inibir ou controlar a proliferação de células;
  3. Radioterapia que usa radiação para atacar as células cancerosas.

Existe cura para o câncer?

Sim, o câncer têm cura e quanto mais cedo for o diagnóstico do câncer, maiores são as chances do paciente.

Veja também:

você pode gostar também