Esqueleto humano

Você sabe quantos ossos têm no seu corpo?

0

O esqueleto humano é o conjunto de ossos e cartilagens que tem como função sustentar o nosso corpo, proteger nossos órgãos vitais como coração e pulmões e, ainda em conjunto com os músculos permitir a nossa locomoção.

Os ossos são tecidos vivos, formados por tecido ósseo que possuem vários tipos celulares como osteócitos, osteoblastos e osteoclastos. Os ossos são rígidos porque entre essas células existe uma substância calcificada.

Quantos ossos tem o corpo humano?

Nosso esqueleto continua se desenvolvendo mesmo após o nascimento, é por isso que o número de ossos de um bebê é maior que o de um adulto. Os adultos possuem 206 ossos divididos em esqueleto axial (aquele que sustenta o corpo) e esqueleto apendicular (aquele que da mobilidade ao corpo).

Já os bebês nascem com 270 ossos e durante o desenvolvimento muitos deles se fundem formando um osso só. Mesmo na fase do crescimento do indivíduo, o número de ossos não aumenta, eles apenas se alongam.

E quais são o maior e o menor osso do corpo humano?

O maior osso do esqueleto humano é o fêmur, osso da nossa coxa. E o menor é o estribo, que está localizado no nosso aparelho auditivo, dentro do ouvido.

Quantas costelas nós temos?

As costelas são ossos alongados que constituem a caixa torácica que protege os órgãos vitais, os seres humanos possuem 12 costelas de cada lado.

Curiosidade

O osso mais forte do nosso corpo é também o único osso móvel do crânio, ele se chama mandíbula. Ele pode repetir o mesmo movimento diversas vezes fazendo com que você possa mastigar sem quebrar nenhum osso.

Veja também:

você pode gostar também