Sistema Reprodutor Feminino

O Sistema Reprodutor Feminino é o conjunto de órgãos diretamente ligados à reprodução humana.

0

O Sistema Reprodutor Feminino é o conjunto de órgãos diretamente ligados à reprodução humana.

As funções desse sistema incluem:

  •  a produção dos gametas femininos (óvulo) utilizados na reprodução humana
  • a produção de hormônios relacionados ao ciclo reprodutivo ou menstrual
  • é o local onde ocorre a fecundação
  • abriga o embrião durante seu desenvolvimento que é de 9 meses
  • expele o feto quando seu desenvolvimento está completo

Anatomia do sistema reprodutor feminino

Esse sistema é formado tanto por órgãos internos, quantos externos. Os órgãos internos são:

  • dois ovários: guardam os óvulos e liberam um a cada mês
  • duas tubas uterinas (também chamadas de Trompas de Falópio): recebe o óvulo do ovário, é o local onde acontece a fecundação e também transfere o zigoto (caso seja formado) para o útero.
  • útero: órgão musculoso e oco que pode abrigar o embrião caso ocorra gravidez
  • vagina: órgão musculoso capaz de se contrair e expandir. Ele tem uma parte interna ligada ao útero e faz ligação com a parte externa do sistema, pois se abre na vulva. É a vagina que recebe o pênis durante o ato sexual e também é através dela que o bebê sai durante o parto normal.
Sistema reprodutor feminino

A vulva é composta pelos órgãos externos do Sistema de Reprodução Feminino que são:

  • grandes e pequenos lábios: são dobras de pele e mucosa que protegem a abertura da vagina e da uretra. A uretra não faz parte do sistema reprodutor, no entanto a abertura dela fica a frente da abertura da vagina.
  • clitóris: está localizado um pouco acima da uretra. É um órgão com muitas terminações nervosas, sensível a estímulos e apresenta tecidos muito irrigáveis que se enchem de sangue durante a excitação sexual. Isso é importante porque é um estímulo para  que seja aumentada a produção de uma substância lubrificante nas paredes da vagina, isso irá facilitar o ato sexual para que os espermatozoides cheguem nas tubas uterinas, onde ocorre a fecundação.

Ciclo hormonal ou ciclo menstrual

A formação dos gametas femininos ocorre ainda na gestação da mulher, ou seja, as mulheres nascem com todos os óvulos que irão liberar durante sua vida. No entanto, o processo de liberação só ocorre quando o corpo já está com a produção de hormônios sexuais ativa e pronto para uma possível gravidez.

Esse amadurecimento sexual feminino é marcado pela menstruação, que marca o início da vida fértil na mulher. A menstruação nada mais é que a estimulação dos ovários para liberação do óvulo (ovulação)e a preparação do útero para receber o zigoto. A primeira menstruação é chamada de menarca e, em média, acontece por volta dos 12 anos, entretanto é completamente normal se for um pouco antes ou depois.

Essa preparação para receber o zigoto acontece uma vez por mês, a cada 28 dias, podendo variar entre as mulheres. O corpo produz hormônios que provocam o crescimento da camada interna do útero (endométrio) e um óvulo é liberado. Se a fecundação acontecer, a gravidez se desenvolve e durante 9 meses a mulher não libera mais óvulos, não tendo também a menstruação.

Se a gravidez não acontecer, o útero descama e as camadas do endométrio junto com os vasos de sangue rompidos nesse processo, formam o sangue da menstruação. Por volta dos 50 anos ocorre a última menstruação, chamada de menopausa.

Como ocorre a fecundação?

A reprodução humana é do tipo sexuada, ou seja, com troca de gametas. Durante o ato sexual os espermatozóides são depositados na vagina e,  utilizando seus flagelos e as substâncias lubrificantes, nadam até a parte superior das tubas uterinas que já contém o óvulo liberado pelos ovários e, é nas tubas uterinas que ocorre a fecundação.

Fecundação humana

O zigoto formado passa por sucessivas mitoses e só chega ao útero depois de 3 ou 4 dias, já na forma de um aglomerado de células. A implantação do embrião no útero é chamada de nidação e só acontece depois de 3 dias da chegada do embrião ao útero.

Após a nidação a gravidez é iniciada e, a partir desse momento leva-se em torno de 9 meses para que o novo ser humano esteja pronto para nascer.

Curiosidades

Durante o ciclo menstrual, pode acontecer de serem liberados dois óvulos. Se eles forem fecundados, teremos a formação de uma gravidez de gêmeos.

Mary-Kate e Ashley Olsen – atrizes gêmeas

 

Veja também:

você pode gostar também