Fotossíntese das plantas

Entenda como as plantas conseguem se alimentar e quais os elementos elas utilizam nesse processo

0

A fotossíntese pode ser definida como o processo de capturação da energia solar para que as moléculas orgânicas sejam produzidas.

As plantas, as algas e as cianobactérias se alimentam através desse processo. E a primeira é o nosso foco, afinal, como funciona, na prática, a fotossíntese das plantas?

Fotossíntese das plantas

É graças à fotossíntese que todas as plantas conseguem produzir o próprio alimento. Para que isso aconteça elas precisam de três combinações: o gás carbônico (CO2), a luz solar e também a água.

Com essas três parcerias, primeiro, a planta absorve a água e os sais minerais por meio das raízes. Em seguida, através de vasos condutores, elas levam essas substâncias até suas folhas. Com isso, obtêm a seiva bruta.

Já a captação da luz solar fica por conta das folhas das plantas. Elas possuem a clorofila, que é um pigmento verde, o qual tem o encargo de fazer essa absorção.

Além disso, as folhas ainda são incumbidas de capturar o gás carbônico que fica solto no ar. Isso é possível por meio dos estômatos.

Esquema - fotossíntese das plantas
Esquema – fotossíntese das plantas

A partir daí, com os três componentes necessários, água, ar e luz, as plantas estão aptas a produzir o próprio alimento. Sendo assim, nesse processo, elas fazem a glicose, que são levadas as outros lugares das plantas, por meio de vasos condutores: seiva elaborada.

É importante destacar que, durante a fotossíntese, a planta não fica por conta só de absorver elementos. Nesse andamento, quando a água e o gás carbônico estão sendo transformados, elas liberam oxigênio (O2) no ar.

Além da fotossíntese

Há algumas plantas na natureza que precisam de uma espécie de complemento na alimentação. As carnívoras são um exemplo desse caso.

Esse tipo de planta se alimenta também de seres vivos para absorver os nutrientes que eles possuem. Para conseguir capturar a presa, algumas delas solta um odor para atraí-las.

Dessa forma, assim que a “vítima” encosta nas folhas dessa plantas, elas se fecham e já se alimentam, imediatamente.

você pode gostar também