O que é CRM

CRM é a sigla para Customer Relationship Management e tem como função criar estratégias e negócios para a fidelização do cliente.

CRM é a sigla para Customer Relationship Management e se refere ao conjunto de estratégias de negócios e tecnologias focados no relacionamento com o cliente. Dessa forma, é possível gerar fidelização e satisfação, simplificando o contato.

As vendas são a base de qualquer empresa. Os produtos do empreendimento podem ser de maior qualidade, mas se não gerarem lucro, as portas da empresa se fecham.

Além de vender, é preciso traçar estratégias para que a relação com o cliente seja fidelizada, assim, aumentando a qualidade e o lucro do negócio e reduzindo os custos. É nesse ponto que se enquadra o CRM.

O que faz o CRM? 

O CRM armazena informações sobre clientes, seja atuais ou em potencial, além de suas atividades e pontos de contato com a empresa, como visita a sites, ligações, e-mails, entre outros.

Vale destacar que o CRM não é apenas uma lista de contatos, pois reúne dados importantes para atualizar as equipes sobre informações  dos clientes, assim como histórico e preferência por compras.

O CRM ainda possui as seguintes atividades:

  • Conecta toda a equipe com qualquer dispositivo.
  • Simplifica tarefas repetitivas.
  • Gerencia informações de clientes.
  • Captura e-mails do cliente de forma inteligente.

Tipos de CRM

Existem basicamente dois tipos de CRM, sendo o CRM na nuvem e CRM local. Ambos podem variar de acordo com as necessidades e orçamentos da empresa. Confira:

  • CRM Local: Se mantém em um servidor físico e requer uma equipe de TI para manutenção.
  • CRM na Nuvem: É um CRM online, que não necessita de uma equipe de TI para realizar manutenções.

Benefícios do CRM

O CRM surgiu com o intuito de fidelizar o cliente e ainda para evitar falhas que possam colocar todo o planejamento a perder.

Confira abaixo os principais benefícios do CRM:

  • Equipes produzem mais;
  • Mais vendas;
  • Dados do cliente em um mesmo local;
  • Humanização do negócio;
  • Análise de dados para criar ofertas personalizadas;
  • Estatísticas de desempenho da equipe.

Aplicações 

Existem quatro formas de aplicação do CRM. Vale destacar que é mais indicado que todas sejam utilizadas em conjunto. Confira:

Analítica: Através de dados, gera relatórios para que possa ser traçado perfis de clientes e suas necessidades.

Colaborativa: Faz com que as informações fluam de todos os pontos de contato e relacionamento com o cliente.

Estratégica: Análise da competitividade do mercado, como forças e fraquezas da empresa, oportunidades e ameaças.

Operacional: Relacionada ao pós-venda, equipes de suporte técnico e atendimento ao cliente.

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