O que é literatura

A literatura é a técnica de transformar palavras em arte por meio de textos esteticamente belos que causam emoções.

0
A palavra “literatura” tem origem na palavra em latim litteris, que significa “letras”. Assim, em latim, a literatura é um conjuntos de habilidades de escrever e ler bem.

Mesmo com divergência entre as diversas definições, o conceito mais aceito é de que a literatura é a técnica de escrever textos, em prosa ou verso. Dessa forma, a literatura se relaciona com técnicas da gramática, da retórica e da poética na criação de textos esteticamente belos que causam emoções.

Portanto, a literatura é uma forma de transformar palavras em arte por meio de técnicas para manipular a linguagem e recriar a realidade em textos.

Textos literários

Um texto literário é aquele que usa as palavras para expressar emoções por meio da linguagem conotativa. Nessa forma de linguagem, as palavras e expressões ganham novos significados que só existem em contextos específicos. Assim, o texto literário utiliza metáforas, comparações e outras figuras de linguagem para deixar o texto mais sentimental.

Ao contrário dos textos literários, os textos não literários têm como objetivo transmitir informações de maneira objetiva. Por isso, textos não literários seguem as normas gramaticais com rigor e usam a linguagem denotativa, em que tudo é escrito de forma literal.

Formas literárias

A literatura é apresentada em três formas textuais com características e usos específicos:

  1. Poesia: texto em verso com palavras arranjas de forma harmônica e, geralmente, uso de rimas;
  2. Drama: textos destinados a encenação por um ou mais personagens, escritos em forma de falas, como peças de teatro e roteiros de cinema;
  3. Prosa: conhecida como “texto corrido”, são obras mais complexas e maiores, como contos e romances.

Literatura na escola

Na escola, a disciplina de literatura é dedicada ao estudo de diferentes estilos textuais ao longo da história. Assim, cada época é estudada por meio dos textos produzidos ao longo de um período de tempo.

Além disso, também é vista a mentalidade e as preocupações das pessoas que viviam no período da escrita das obras. No Barroco, por exemplo, existia uma preocupação muito grande em manter a religiosidade, enquanto no Modernismo é priorizada a liberdade de escrita.

você pode gostar também